Enoteca Brasileira

Vinícolas Paulistas

Saindo do eixo produtor da Serra Gaúcha, a diversificação do terroir tem contribuído de maneira muito significativa para o Brasil se consolidar cada vez mais como produtor de vinhos. De acordo com dados do projeto Wines of Brazil, executado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), no país,  já são mais de mais de 1,1 mil vinícolas e mais de 200 mil pessoas envolvidas no setor.

Vinhedo “Terra Nossa”

Aqui no Sudeste, em solos paulistas, algumas Vinícolas já se consolidaram há mais tempo e têm se tornado importantes e agradáveis roteiros de visitação. Vou mencionar algumas, que valem muito à pena incluir nos roteiros de viagem, para quem curte os passeios ligados ao Enoturismo. A Vinícola Góes, localizada em Canguera Sao Roque, maneja o cultivo de uvas e produção de vinhos desde as primeiras décadas do século passado no estado, e possui estrutura para receber passeios nos vinhedos, degustações, passeios de bike e piqueniques. Mais ao Sul, o importante projeto do Hotel Vinícola Davo, em Ribeirão Branco.

Na região de Espirito Santo do Pinhal, a mais conhecida e com vinhos de expressão no mercado, contando com rótulos premiados nacional e internacionalmente, é a Guaspari, com estrutura imponente onde recebe visitações pré-agendadas, mostrando-se uma excelente opção de passeio. Mas, na região, despontam outras interessantes opções com projetos muito expressivos já, como a casa Verrone em Itobi (85 Km de Pinhal), a Vinicola Mirantus (12 Km do Centro de Pinhal), Floresta São Pedro, que conta com WineBar e Vinhedos a 3 Km do Centro da cidade e Terra Nossa, também em Espírito Santo do Pinhal.

Junte-se aos projetos mencionados, mais de 25 novos vinhedos e Vinícolas recém-instalados na região, o que nos faz ter a certeza de que em poucos anos, esse novo e tão próximo pólo de enoturismo estará ainda mais desenvolvido e se revelando como excelente opção de lazer para quem aprecia bons vinhos e prestigia a produção brasileira.

FOTO: DIVULGAÇÃO.