Destaques

Você sabia que existem vários modelos de mountain bike?

Esporte é indicado para quem curte andar de bicicleta com andrenalina e velocidade

Andar de bicicleta é uma atividade que satisfaz a necessidade física de muitas pessoas. Seja no parque, na cidade ou mesmo dentro da academia, o exercícicio é visto por muitos como a melhor maneira de manter a forma e ter boa qualidade de vida.

Há, no entanto, quem deseje outro tipo de aventura. Adrenalina e velocidade são alguns dos elementos que os amantes do mountain bike procuram toda vez que estão em cima de uma bicicleta. Quase sempre arriscando tudo, o objetivo é guiar a bike em terrenos perigosos, com armadilhas, mas que garantem boas doses de adrenalina.

Por isso, escolher uma boa bicicleta para a prática do exercício é fundamental. As bicicletas de mountain bike são os modelos mais difundidos no Brasil. Pela sua versatilidade, as MTBs são ideais para estradas de terra muito vistas nos interiores das cidades, estradas de fazendas e sítios, trilhas por florestas, caminhos em montanhas e afins.

A principal diferença nos modelos de bicicleta mountain bike são os aros, que vão 26 a 29 polegadas. Um modelo 29 polegadas possui uma arrancada mais lenta, mas depois de embalada produz um desempenho superior, mantendo a velocidade maior e diminuindo os impactos das estradas, por ser maior ajuda a absorver os impactos.

Outro fator importante ao escolher a bike é o quadro. Os quadros de mountain bike sofrem bastante com os tipos de estradas e por estarem expostos por longo períodos em atividades, requerem estruturas rígidas e duráveis, mas devem ser leves. Atualmente nas bicicletas o alumínio é o material mais utilizado na fabricação de quadros para a modalidade MTB. Com baixo peso e boa resistência, não possuem problemas com oxidação.

Além dele, uma opção que tem ganhado os amantes do esporte são os quadros feitos de fibra de carbono. Eles possuem o menor peso atualmente, sendo o sonho de consumo de todo ciclista.  Abaixo, alguns modelos de mountain bike para quem ainda não sabe por onde começar..

Cross Country (XC)

A modalidade mais difundida no Brasil, todos os ciclistas que usam as bicicletas MTB para pedalar em estradas de terra, trilhas, etc se enquadram nessa modalidade. Ela surgiu como uma opção para os ciclistas pedalarem fora do asfalto, possuindo componentes e peças para bike adequados para os diferentes tipos de terreno.

Freeride

Podemos enquadrar essa modalidade como uma subdivisão do Downhill, pois além das descidas muito técnicas, há os saltos e acrobacias em rampas pelo trajeto. Aqui digamos que se faz a parte mais técnica e brilhante da modalidade MTB.

Downhill

Essa modalidade do MTB é a que proporciona a maior adrenalina de todas, como o próprio nome diz: Downhill – Descidas de montanhas. Com muita técnica exigida ao ciclista, as descidas de montanhas são feitas em muita velocidade e muitos obstáculos.

Enduro MTB / All Mountain

A modalidade Enduro MTB all mountain  é a junção do Cross Country (XC) com o Downhill, onde resistência deve estar aliada com a técnica de descidas e subidas duras e difíceis.