Notícias

Aprenda a escolher a melhor roupa de cama

A quantidade de fios e o tecido fazem toda a diferença na qualidade da sua roupa de cama

(crédito: divulgação istock)

Nada melhor que deitar em uma cama aconchegante depois daquele dia de trabalho, certo? Ou quem sabe só curtir aquela preguiça numa boa! Seja lá qual for a pedida do dia, o que vale é garantir um tempo de qualidade para você. E para isso, poder aproveitar com uma roupa de cama macia faz toda a diferença. Mas com tantos tipos diferentes, fica difícil saber qual é aquela que mais faz seu tipo. Então, que tal entender agora como os tecidos e fios influenciam na qualidade e no conforto da sua roupa de cama?

Uma dúvida muito recorrente é sobre o que são os fios, tão falados quando o assunto é qualidade e sofisticação. Na prática, quando se fala em números de fios, está se falando na quantidade deles entrelaçada por polegada quadrada de tecido, uma área de 2,5 cm por 2,5 cm, aproximadamente. Quanto mais fios, mais macia e refinada será a roupa de cama, e mais cara, portanto.

A trama de fios tem formato como o do xadrez. Os fios dispostos na vertical são fios de trama, enquanto que os dispostos no horizontal são os fios de urdume. Logo, um lençol de 600 fios, por exemplo, terá 300 fios na horizontal e 300 na vertical. O grande segredo aqui é que, quanto mais fios temos na trama, mais finos eles precisam ser, justamente para não engrossar o tecido. O resultado é muito mais maciez, seguido de um toque sedoso e aconchegante, além da durabilidade maior.

O tecido é importantíssimo também nesta equação. O mais tradicional é o algodão. As peças 100% algodão são mais frescas e não agridem a pele, sendo inclusive recomendadas para alérgicos. Por ser naturalmente macio, mesmo uma trama de 150 fios já apresenta um toque suave. Além disso, é a trama mais em conta encontrada à venda. Tecidos como o de microfibra também podem ser facilmente encontrados no mercado, em substituição ao algodão. 

O algodão também pode ser misturado ao poliéster, criando tecidos como o percal. O percal é caracterizado por ter uma trama de pelo menos 180 fios, composto de metade algodão, metade poliéster, ou até mesmo 100% algodão, em uma trama mais densa. Bem afeito ao clima brasileiro, apresenta durabilidade e maciez e uma coloração fosca, além de um preço razoável. Em contrapartida, costuma apresentar “bolinhas” após algumas lavagens.

A partir dos 200 fios, a roupa de cama já ganha uma característica bem mais nobre.  Geralmente apresentada em algodão, sua maciez já fica bem destacada das tramas com menos fios. Dos 400 fios em diante – podendo chegar até os 1.000, por exemplo –, as peças vão ganhando toques cada vez mais acetinados, assim como a durabilidade aumenta, podendo chegar a muitos anos. Dos 1.000 fios até os 2.500, a roupa de cama já pode ser considerada um artigo de luxo, encontrada a preços bem elevados!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre roupa de cama, está na hora de curtir aquele descanso merecido com muito mais conforto, seja na sala ou no quarto, na cama ou no sofá! Afinal, nada como ficar debaixo do edredom vendo um filme com pipoca ou curtir um bom sono naquela noite fria, não é mesmo?