A câmara portuguesa de comércio no Brasil-Minas Gerais, em parceria com o INEC (instituto nacional de engenharia civil), organizará o evento centrado no tema “Sustentabilidade Brasil-Portugal” nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2024
Belo Horizonte, outubro de 2024 — Por iniciativa do INEC (Instituto Nacional de Engenharia Civil) e com apoio do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), será realizado, nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Belo Horizonte, o 2º Congresso de Internacionalização de Negócios. O evento faz parte do programa Engenharia Sem Fronteiras. Neste ano, em parceria com a Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, o Congresso abordará o tema da “Sustentabilidade Brasil-Portugal” no sentido de estimular o intercâmbio de relacionamentos, experiências e tecnologias entre os países.
Elaborado sob a ótica ESG (Environmental, Social and Governance: governança ambiental, social e corporativa), o congresso tem como finalidade promover o debate e a troca de conhecimentos, fortalecendo e ampliando a conscientização dos indivíduos quanto à sustentabilidade em seus vários aspectos. Além disso, o evento tem como meta promover a integração das comunidades empresarial, acadêmica e política do Brasil e de Portugal.
“O objetivo do ESG é definir indicadores para que possamos medir os impactos causados pelo sistema produtivo das organizações; para na sequência, identificarmos as ações necessárias para a mitigação desses efeitos colaterais da produção e disseminar o conceito de uma empresa verdadeiramente sustentável em todos os setores,” diz Miguel Jerónimo, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais. “Ou seja, trata-se de desenvolver uma mentalidade de perenidade nas empresas, isto é, de uma gestão consciente e responsável, tanto com o desenvolvimento de seus colaboradores e comunidades quanto do meio ambiente e de seu produto, tornando-se, portanto, sustentável também do ponto de vista das futuras gerações.”
O Congresso contará com vários painéis liderados por especialistas que vão abordar temáticas como “A Reputação do Brasil no Exterior,” “Preservação do Capital Natural,” “A Descarbonização e Seus Desafios,” Crescimento Econômico Inculsivo e Sustentável,” “Compliance nas Organizações Empresariais,” “Finanças Sustentáveis,” entre outras.
“Sabemos que nos dias de hoje as práticas ESG nas empresas transformam-se em diferenciais relevantes e competitivos para o mercado financeiro. Isso é importante em nível global e esse Congresso abordará várias áreas do ESG que são cruciais tanto para o Brasil quanto para Portugal,” afirma Ricardo Caldeira, CEO da ISQ Brasil e diretor do comitê de sustentabilidade da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais. Ele adianta que, durante os dias do evento, ocorrerá o lançamento do 1º Prêmio de Sustentabilidade Brasil-Portugal.
Em relação a finanças sustentáveis, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) publicou, em outubro de 2023, uma resolução que define a elaboração e divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade com base no padrão internacional emitido pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). De acordo com estudo da PwC Brasil sobre o panorama atual da implementação das regras do ISSB, as empresas brasileiras estão avançando na forma de relatar as divulgações financeiras para sustentabilidade, mas precisam acelerar o ritmo para atender o cronograma da CVM.
Entre vários palestrantes brasileiros e portugueses, estão:
- Jeanine Pires, diretora no Pires Inteligência em Turismo e ex-presidente da Embratur
- Jaqueline Gil, especialista em turismo sustentável e professora na UNB
- Matilde de Souza, professora no Departamento de Relações Internacionais e no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, PUC Minas
- Adriana Maugeri, Presidente executiva da AMIF
- Maria Inês Vasconcelos, advogada e pesquisadora. Presidente do Instituto Plante
- Desembargador José Luís Faleiros, especialista em compliance criminal no TJMG
- Marco Túlio de Mello, professor na Faculdade de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional (EEFFTO), no Departamento de Esportes, UFMG
- Sérgio Myssior, diretor do grupo MYR e professor na Fundação Dom Cabral
- João Paulo Barbosa Moreira, gerente de negócios da superintendência de médias e grandes empresas do BDMG
- Maria Cláudia Paley Braga, CEO da Tetra Mais Consultoria Econômica e Ambiental
- Anabela Bento, Business Development Manager Infraestruturas e Sustentabilidade, ISQ Portugal
- Maria Manuel Leaça Vieira Farinha, engenheira química e especialista em sustentabilidade e segurança ambiental, ISQ Portugal
SERVIÇO:
O Congresso ocorrerá no Centro Cultural UNIMED-BH Minas, no Minas Tennis Clube I – Salão Evandro Negrão de Lima; na Rua da Bahia nº 2244 – Lourdes, BH/MG.
Terá início às 16h30 para credenciamentos e visitação aos estandes dos patrocinadores.
As palestras iniciarão a partir das 18h. A expectativa é de receber de 350 a 400 pessoas no congresso, tendo como público-alvo executivos, professores, estudantes, profissionais liberais e formadores de opinião envolvidos com a temática da sustentabilidade.
Inscrições gratuitas:
Mais informações: https://www.inecbr.org.br/.evento/
Crédito da foto: Pixabay