Com tema Gafieira Futurista, primeira etapa do evento terá aulas de dança nos centros culturais de BH
Nos meses de maio, junho e julho, a dança vai movimentar diferentes regiões de Belo Horizonte. Dando início à sua terceira edição, o Festival Coisa Nossa está com inscrições abertas para a oficina introdutória de gafieira. As atividades são gratuitas e vão ocorrer nos Centros Culturais Lindeia Regina, Venda Nova, Vila Fátima e Urucuia.
As inscrições podem ser realizadas neste link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2CmC4fWJEtM5HSmhPAkshM3F5rkLc1NRBZtUM85jqsNoHDQ/viewform
Seguindo a proposta do projeto e do festival Coisa Nossa, as oficinas têm como objetivo celebrar a cultura brasileira e apresentar a dança de forma criativa para além do ‘dois pra cá, dois pra lá’, servindo como um espaço de autoconhecimento corporal, criatividade, troca e aprendizagem social, dentro da gafieira. O projeto também visa levar a prática da dança para os todos os corpos, com protagonismo feminino e negro, mas aberto a todos por ser um momento de união, celebração e lazer. Serão quatro aulas, com duração de três horas cada, onde os participantes vão aprender movimentos básicos aos mais complexos com aulas teóricas e práticas, tudo com muita leveza e respeito ao conhecimento de cada um.
O Festival Coisa Nossa
Nesta terceira edição, o evento que mistura dança e cultura acontece com o tema “Gafieira Futurista”. A temática apresenta aspectos culturais da gafieira e sua origem negra, apontando novas possibilidades para a dança e os corpos dançantes, tendo como norte o conceito do afrofuturismo. O afrofuturismo é um conceito e movimento originalmente norte-americano, que propõe o protagonismo de narrativas e criações negras visando atingir uma sociedade afrocentrada. O festival será composto por oficinas gratuitas e abertas à população, além de cursos de aprofundamento para profissionais e a realização de um baile de dança de salão.