As experiências gastronômicas estarão em alta nas próximas férias de verão, com quatro em cada dez (39%) brasileiros afirmando que gostam de atividades que envolvam comida nessa época do ano, como ir a restaurantes, padarias, cafés e bares.
E essa preferência se destaca entre o público com mais de 65 anos (58%) e com 25 a 34 anos (44%). É o que mostra uma pesquisa* recente da Booking.com, uma das maiores plataformas de reservas de hospedagem, aluguel de temporada, atrações e outros serviços de viagem, sobre o comportamento dos turistas do país quando saem de férias nos meses mais quentes do ano. Além da gastronomia, nessa época os brasileiros estão interessados em sombra e água fresca (28%), ou seja, aproveitar uma praia e descansar com um bom refresco na mão – número que sobe para 35% entre o público de 55 e 64 anos.
O estudo também mostrou que, pensando em viagens nos principais momentos do verão (incluindo Natal, Ano Novo, Carnaval e férias entre janeiro e março) 17% dos brasileiros, em média, disseram que explorar tradições locais é a principal atividade que escolheriam nessas ocasiões. Enquanto isso, 10% priorizariam atividades na natureza, como trilhas, caminhadas e cachoeiras – e esse número sobe para 18% quando questionados especificamente sobre viagens de férias entre janeiro e março. Já em períodos de Carnaval e Ano Novo, ganha destaque a participação em festas e shows, com 41% e 29% dos viajantes dando preferência a esse tipo de atividade nessas datas, respectivamente.
Ainda pensando nas atividades e experiências dos brasileiros em suas viagens de verão, caso tivessem acesso a um assistente virtual exclusivo para ajudá-los a planejar as férias, 28% dos viajantes do Brasil disseram que gostariam de ajuda para mapear as principais atividades e opções de passeios disponíveis no destino que irão visitar, principalmente entre as pessoas de 55 a 64 anos (38%). Um número parecido (30%) gostaria que o assistente virtual montasse a programação diária da viagem, levando em conta o tempo gasto em cada atividade e a locomoção até o próximo passeio.
Para ajudar no planejamento de toda a viagem em um só lugar, a Booking.com oferece atrações e experiências em mais de 1800 cidades em todo o mundo, incluindo tours, atividades, museus, parques temáticos, entre outros.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 1.200 entrevistados do Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em julho e agosto de 2024.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.
Crédito da foto: Pixabay