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5 dicas para manter a alta produtividade durante o verão brasileiro

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Mesmo enquanto uma parte dos colegas está ausente durante as férias de verão, profissionais de todo o país podem otimizar sua rotina com ferramentas intuitivas, facilitando a criação de conteúdos visuais impactantes para o trabalho

Enquanto 94% dos brasileiros planejam viajar durante o próximo verão, equipes reduzidas podem manter a alta produtividade no trabalho com o apoio de recursos como a inteligência artificial (crédito: Freepik)

Neste mundo cada vez mais digital, a comunicação visual está se tornando essencial no trabalho. Dominá-la significa mais produtividade para os funcionários, melhor conteúdo criado para materiais de marketing e designs impactantes para qualquer tipo de campanha.

O verão está chegando e, com 94% dos brasileiros planejando viajar durante essa estação, muitas equipes já sentem a tensão de ter que manter a mesma carga de trabalho com menos pessoas disponíveis. No entanto, usando ferramentas de design intuitivas, bem como a IA, manter o mesmo ritmo das entregas não é mais um grande desafio, mesmo com equipes menores, especialmente em dezembro e janeiro. Tanto que, de acordo com o Relatório de Economia Visual do Canva, 72% dos líderes no Brasil estão investindo mais em ferramentas de comunicação visual do que no ano passado, pois elas ajudam a aumentar o desempenho dos negócios e a economizar tempo.

Como as equipes podem manter a produtividade alta e gerenciar a carga de trabalho diária mesmo com contingentes reduzidos? O Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, compartilha cinco dicas para lidar com o ritmo diário, mesmo quando as equipes têm menos recursos.

1. Turbine a criatividade e gere imagens impressionantes em segundos

Com o Dream Lab, plataforma de IA generativa com tecnologia da Leonardo.Ai (recentemente adquirida pelo Canva), os profissionais agora podem criar imagens e ilustrações de alta qualidade a partir de descrições de textos simples. Essa poderosa ferramenta de IA permite que os usuários gerem imagens em mais de 15 estilos diferentes, incluindo renderizações 3D e retratos fotorrealistas.

Seja para criar mockups de produtos para um negócio, storyboards de direção de arte ou produzir peças de campanhas em equipe, o Dream Lab ajuda a acelerar o processo criativo, mesmo quando parte da equipe está fora do escritório. Basta inserir um comando de texto ou usar uma imagem existente como referência e deixar que o Dream Lab faça o trabalho pesado, além de oferecer infinitas possibilidades de personalização de imagens conforme o estilo da sua marca.

Dica: Otimize sua eficiência ao escolher estilos predefinidos para gerar sua imagem. Use opções como Cinema, Criativo, Bokeh e Ilustração, ou coloque em prática alguma das tendências de design para 2025como elementos de movimento envolventes e texturas oníricas. Isso ajudará as equipes a manter a entrega habitual dos designs.

2. Colabore com facilidade usando o Kit de Criação Visual expandido

O Kit de Criação Visual do Canva, que inclui ferramentas para criar documentos e apresentações visualmente atraentes, recebeu recentemente atualizações significativas para aprimorar e acelerar a colaboração em equipe. A classificação e o resumo gerados por IA no Canva Docs e as animações avançadas no Canva Apresentações são novos recursos que garantirão a fluidez dos seus projetos.

A criação de conteúdos envolventes e interativos foi aprimorada para que as equipes, mesmo as mais enxutas, possam economizar tempo e aumentar a produtividade.

Dica:Os usuários agora podem acessar e colaborar nos designs do Canva diretamente no Google Workspace utilizando o Gmail, Google Drive, Calendar e Docs. São recursos de colaboração que ajudam a manter os projetos sob controle, mesmo durante as festas de fim de ano.

3. Simplifique o trabalho em equipe com vários recursos de IA em um só lugar

As ferramentas do Estúdio Mágico do Canva são capazes de turbinar a criatividade de equipes corporativas, educacionais e até mesmo de organizações sem fins lucrativos. Elas permitem que qualquer pessoa acesse recursos de IA fáceis de usar, seja para simplificar os fluxos de trabalho ou para fazer traduções e conteúdo visual para redes sociais em grande escala.

Dica: Experimente a ferramenta Formato Mágico do Canva e adapte os designs num instante para qualquer plataforma. Em vez de redimensionar de forma manual o conteúdo visual para redes sociais, apresentações ou materiais impressos, esse recurso permite que as equipes adaptem o mesmo design para vários formatos com um clique. Além de economizar um tempo valioso, isso garante a uniformidade do conteúdo entre diferentes canais.

4. Simplifique a criação de vídeos sem esforço com recursos visuais

As equipes podem simplificar o processo de criação de vídeos aplicando rapidamente os recursos de vídeo do Canva que mais combinam com o estilo da sua marca. Seja para criar clipes para redes sociais, vídeos promocionais ou apresentações internas, essas ferramentas garantem vídeos refinados e profissionais, sem complicações.

Dica: Use animações avançadas e legendas geradas automaticamente, entre outros novos recursos de vídeo do Canva, para criar conteúdos refinados e de acordo com a sua marca em poucos minutos. Assim, equipes reduzidas podem manter seus vídeos atualizados durante todo o verão (e durante todo o ano).

5. Mantenha a organização com Kits de Trabalho personalizados para as suas necessidades

Com os Kits de Trabalho do Canva, profissionais de todos os setores podem acessar modelos e recursos personalizados para otimizar o fluxo de trabalho e a produtividade. Esse recurso oferece tudo o que empreendedores, professores e estudantes precisam para gerenciar projetos com eficiência. Educadores ainda podem acessar modelos prontos para diferentes projetos, como planos de aula, apresentações e materiais educacionais, e preparar com antecedência as aulas das próximas semanas.

Dica: Saia na frente e crie planos para projetos maiores com o Kit de Marketing do Canva. A ferramenta não só irá oferecer um modelo para o seu projeto específico, como você também poderá usar o Kit de Marca para manter um padrão e facilitar o compartilhamento com outras equipes. Por exemplo, as equipes de marketing podem usar os Kits de Trabalho para dar o pontapé inicial em um briefing de campanha e organizar o trabalho para que os outros membros da equipe retornem das férias prontos para entrar em ação.

“Nossa missão no Canva é ajudar profissionais a alcançar mais resultados usando os recursos que têm à disposição, com ferramentas intuitivas e recursos inovadores, como o Dream Lab e outras funcionalidades de IA. Tanto para trabalhar de forma independente em projetos criativos como para colaborar com outras pessoas, o Canva foi pensado para ajudar a simplificar o fluxo de trabalho e manter a alta produtividade em todas as épocas do ano”, disse Felipe Godoy, International Growth Marketing Lead para América Latina no Canva.

Sobre o Canva

Lançado em 2013, o Canva é uma plataforma de colaboração e comunicação visual online gratuita, com a missão de colocar o design ao alcance de todo mundo. Qualquer pessoa pode ter uma ideia e criar algo incrível com a interface intuitiva de arrastar e soltar, a vasta gama de modelos para apresentações, documentos, sites, posts para redes sociais, cartazes e recursos para vídeos, além da enorme biblioteca de fontes, fotos, ilustrações, vídeos e faixas de áudio.