A Investigação Genealógica tem impulsionado uma nova onda de pesquisa para quem busca cidadania espanhola
Segundo a Embaixada da Espanha no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas são de progenitura espanhola. Com a crescente busca por cidadania e visto de residência na Espanha, a investigação genealógica tem se tornado uma ferramenta vital para muitas pessoas. Conhecida por suas leis de nacionalidade que oferecem oportunidades que reconhecem cidadãos que podem provar suas raízes.
Para Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, assessoria de imigração e prestação de serviços para brasileiros na Espanha, esta tendência tem impulsionado uma nova onda de pesquisas genealógicas para a busca do almejado visto espanhol. “A legislação espanhola permite que descendentes obtenham a cidadania. A Lei de Memória Histórica de 2007 e o Decreto-Lei 8/2015 são regulamentos que reconhecem a geração direta como base para a solicitação de cidadania, desde que se possa comprovar. Estar na árvore genealógica de algum espanhol é requisito para ter o direito reconhecido”, comenta.
Para descobrir se possui descendência espanhola, o ideal é contratar uma assessoria para fazer o levantamento através da investigação genealógica. A especialista conta que esse processo apesar de parecer burocrático, é fácil e rápido. Ela listou cinco passos desse trâmite que tem o custo de € 500 e traz o resultado em cerca de 30 dias, são eles:
- Coleta de dados – o primeiro passo é completar um questionário detalhado, onde deve ser fornecido todas as informações disponíveis de seus antepassados.
- Análise preliminar – todos os dados serão analisados para determinar a estratégia, se adaptando caso a caso.
- Pesquisa – com o plano em mãos, se buscam fontes especializadas, como arquivos públicos espanhóis e brasileiros.
- Reconstrução de dados – com dados coletados, se inicia o processo de reconstrução corrigindo as lacunas e identificando as informações genealógicas
- Compilação do relatório- com base nas informações encontradas, é feito um relatório detalhado, que pode ser positivo, incluindo a probabilidade de sucesso na busca pela certidão de nascimento, ou negativo , caso não sejam encontrada informações relevantes.
A fundadora da Espanha Fácil ressalta que optar pelo serviço de Investigação Genealógica traz uma série de vantagens decisivas para quem busca a nacionalidade espanhola. “Além dos benefícios legais, oferece a oportunidade de se reconectar com o passado e entender melhor a própria identidade”, finaliza.
Sobre a Espanha Fácil
A Espanha Fácil é uma assessoria de imigração e prestação de serviços para brasileiros na Espanha fundada em 2007, por Renata Barbalho, CEO da marca. Sua relação com a Espanha começou em outubro de 2005, quando viajou com visto de estudante para cursar mestrado em Auditoria e Análise Empresarial na Universidade Complutense de Madrid, se apaixonou pelo país e prolongou a sua estadia. Após concluir o curso, começou a trabalhar em uma grande empresa de auditoria financeira. Durante a sua atuação, muitos amigos que moravam no Brasil passaram a procurá-la, pedindo dicas e ajuda para resolver os trâmites de imigração, ela enxergou uma oportunidade de negócios e deixou o emprego para empreender. Hoje a empresa oferece 147 serviços para brasileiros e possui 52 colaboradores. A Espanha Fácil faturou R$24 milhões em 2023 e pretende dobrar o faturamento este ano.