Notícias

A bissecular Festa de Nossa Senhora dos Remédios, no Largo dos Amores, mantém a tradição em São Luís

De 8 a 17 de outubro, na Praça Gonçalves Dias (Largo dos Amores), teremos a repetição de manifestações de devoção e fé, na religião católica, em São Luís, com o Festejo (bissecular) de Nossa Senhora dos Remédios, a Padroeira do Comércio. A programação contempla diversas comunidades e entidades, como noitantes: dia 8 (noite da Misericórdia, abertura da festa); 9, noite da juventude; 10, noite das famílias; 11, noite da esperança; 12, noite mariana; 13, noite da saúde; 14, noite das vocações; 15, noite da educação; 16, Dia de Nossa Senhora dos Remédios, noite das crianças; 17 (domingo), encerramento do festejo; e 18 (segunda-feira), bênção e entrega das rosas de Nossa Senhora dos Remédios.

Tem muitas histórias para contar. Neste Largo, a Praça Gonçalves Dias, com  um monumento portando a estátua do nosso maior poeta, além da Igreja dos Remédios.

No século XIX,  realizava-se neste Largo uma das festas mais aguardadas pela sociedade maranhense e, principalmente, por sua juventude aristocrática. Era a oportunidade perfeita para expor novas vestimentas ao estilo europeu e flertar com possíveis pretendentes. Senhoras e senhores aristocratas participavam ativamente dos eventos que circundavam os dias de festa; missas, cortejos, procissões, leilões, vendas dos mais variados produtos da culinária local, apresentações musicais.

A festa é descrita em detalhes no romance que inaugurou o Naturalismo no Brasil:  O Mulato (1881), de Aluísio Azevedo.

Hoje, a praça continua belíssima, e ainda conserva a antiga dedicação à Padroeira do Comércio, com algumas descaracterizações, é claro, mas mantendo a essência.

Nesta sexta-feira, noite da abertura do festejo, a tradição se renova, com: Alvorada, 5h30min; Ofício de Nossa Senhora, às 6h;  às 6h30min, missa;  às 18h, celebração da descida da imagem; às19 h, missa; noitantes: Apostolado da Oração e Legião de Maria; convidados: Vila Ináh Rego, Rua Jansen Muller, Rua Viana Vaz, Rua Custódio Serrão  e Rua das Hortas.

Salve a Nossa Senhora dos Remédios!

Fonte: https://jpturismo.com.br/a-bissecular-festa-de-nossa-senhora-dos-remedios-no-largo-dos-amores-mantem-a-tradicao-em-sao-luis/