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A promoção do Destino Minas Gerais e da comida mineira ocupa dois estandes na 34ª edição do Festuris

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, realiza ação no maior evento de turismo da América Latina, realizado entre os dias 3 e 6/11 em Gramado

Potencializar o Destino Minas Gerais e promover a comida mineira são os eixos principais da participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), na 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Entre os dias 3 e 6/11, o público do evento, que é considerado o maior do setor na América Latina, vai poder visitar dois estandes desenhados para divulgar os atrativos turísticos mineiros.

A participação da Secult no Festuris visa, assim, fortalecer a atividade turística no estado, que se mantém como a que mais cresce no país, acima da média nacional. Por meio dos encontros e reuniões sediadas na cidade de Gramado, também será feito o convite para que os participantes e diversos realizadores sejam instigados a conhecer e se encantar pela riqueza da mineiridade, como ressalta o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.  

“Nosso Estado é o que mais cresceu no turismo no Brasil. Somos a terra em que mora a liberdade.  Nosso povo hospitaleiro, nossas riquezas naturais, nosso patrimônio, nossa comida, tudo que nos oferece experiência e cultura. O turismo é uma forma de propiciar experiências, fomentar a economia criativa, além de impulsionar investimentos locais. Como resultado, gera emprego, renda e estimula setores importantes da economia”, pontua o secretário.

O primeiro dos estandes montado na feira tem cerca de 100 metros quadrados e destaca, justamente, a diversidade de opções para o viajante que decide experimentar a liberdade que mora em Minas. Do turismo de aventura ao circuito das águas, além do fascínio das cidades barrocas, como Ouro Preto e Diamantina, são muitas as opções que revelam os motivos de Minas Gerais ser o segundo Estado mais procurado pelos turistas brasileiros.

Nesse espaço, centrado no Destino Minas Gerais, uma equipe de técnicos da Secult vai receber os visitantes, muitos deles agentes e operadores de turismo, oferecendo atendimento voltado à divulgação de informações sobre os atrativos locais e também sobre oportunidades de negócios. Uma lista com mais de 100 pacotes organizados por 71 empresas habilitadas no programa de fortalecimento do turismo receptivo no estado, o Minas Recebe, vai estar disponível aos participantes da feira por meio de um catálogo digital de produtos turísticos.

Uma mesa com queijos, doces e cafés será montada ali para que o público possa apreciar um pouco dos sabores da cozinha mineira. “Nessa mesa, também vamos oferecer quatro apresentações por dia de cafés especiais dos produtores de duas cidades diferentes de Minas Gerais. Uma é Santa Rita do Sapucaí e a outra é Tiradentes. Os produtores convidados vão explicar o que é um café especial, porque ele é considerado assim, e vão ensinar as pessoas o melhor modo de apreciar esse tipo de café”, detalha o Superintendente de Marketing Turístico, Antônio Francisco Monteiro Mourão.

Haverá ainda dois ambientes descontraídos para quem quiser curtir, fotografar e compartilhar seus registros nas redes sociais. O primeiro deles traz como imagem de fundo o teto da igreja São Francisco de Assis, pintado por Mestre Ataíde, em Ouro Preto. O segundo ressalta a natureza e a paisagem da Serra do Intendente.

No centro desse primeiro estande, vai acontecer também algumas projeções especiais que vão reproduzir no chão os tapetes devocionais feitos com serragem em Ouro Preto, os trilhos das estradas de ferro, os caminhos de pedras, dentre outras referências icônicas.    

Já o segundo estande está localizado no espaço Food & Drinks Experience, em formato de uma ilha gourmet, com seis balcões de atendimento para exposição e degustação de alimentos típicos de Minas Gerais. A ideia é apresentar a riqueza da comida mineira, com produtos emblemáticos de várias regiões do estado, no intuito de expressar toda a hospitalidade e a originalidade do povo mineiro na arte de bem receber principalmente por meio da sua cozinha.

O queijo minas artesanal, o café, os doces, dentre outras riquezas de nossa tradicional comida mineira fazem parte das expressões da culinária e da cultura que, sem dúvida, constituem um dos maiores polos de atração dos fluxos turísticos para o estado.

O espaço Food & Drinks Experience é uma das novidades da 34ª edição do Festuris, e vai proporcionar aos visitantes uma imersão na cultura mineira por meio de uma experiência gastronômica genuína. Durante todas as tardes do evento, por exemplo, haverá alguma atividade na Arena Show.

As quitandeiras de Paracatu, Vânia e Glaucia, estão confirmadas e vão demonstrar o preparo do autêntico pão de queijo mineiro. Os convidados, em seguida, vão degustar a receita com dois sabores tradicionais: o doce de leite e a linguiça caipira. Além disso, o barista e mestre de torra Rogério Maffort, de Tiradentes, vai preparar um café especial, levando os convidados a entenderem o porquê de o café mineiro ser inesquecível.

A expectativa dos organizadores da 34ª Festuris é superar os números registrados em 2021, quando o evento reuniu mais 1.700 marcas, além de profissionais, representantes e investidores de cerca de 20 países, atraindo mais de 8 mil participantes.

Crédito das fotos: Secult/Divulgação