“À medida que cresce a adoção da verificação de identidade nas plataformas de redes sociais, a biometria também ajudará a resolver os problemas de trolling e verificação de idade, beneficiando a sociedade como um todo”, afirma Andrew Bud, fundador e CEO da iProov
Com o anúncio de que a rede social X, anteriormente conhecido como Twitter, coletará dados biométricos de seus usuários, tal como uma fotografia de rosto, como parte de sua atualização de política de privacidade, Andrew Bud, fundador e CEO da iProov, líder mundial em tecnologia de autenticação biométrica facial, afirma que a medida é um passo importante que certamente será replicado em outras plataformas e que resultará em mais segurança para os usuários e para a sociedade em geral.
“A adição da verificação biométrica deve ser vista como um movimento inteligente da X e sugere um exemplo de tendência que deve seguida por outras plataformas de mídia social rapidamente. O uso da mídia social é tão difundido que essas plataformas têm a responsabilidade de identificar conteúdos e dados falsos, proteger a reputação da sua marca e garantir que sejam plataformas confiáveis para trocas comerciais e sociais”, acrescenta o CEO da iProov. Este é um aspecto que se torna especialmente relevante em tempos eleitorais, devido ao papel das redes sociais e da desinformação.
De acordo com reportagem da BBC, pessoas cadastradas no serviço de assinatura X Premium podem optar por fornecer uma selfie e identificação com foto para verificação. Os termos de uso também afirmam que a X pode coletar histórico profissional e educacional.
A nova política de privacidade entrará em vigor a partir de 29 de setembro e, de acordo com um porta-voz da empresa, a X poderá coletar e usar suas informações pessoais (como seu histórico profissional, histórico educacional, preferências profissionais, competências e habilidades, atividade e participação na procura de emprego etc.) para lhe recomendar potenciais empregos, partilhá-las com potenciais empregadores quando a pessoa se candidata a uma vaga a fim de lhes permitir encontrar candidatos potenciais e para exibir publicidade mais relevante.
“Vimos recentemente o LinkedIn introduzir a verificação de identidade nos EUA e no Canadá com grande sucesso. À medida que cresce a adoção da verificação de identidade nas plataformas de redes sociais, ela também ajudará a resolver os problemas de trolling e verificação de idade, beneficiando a sociedade como um todo”, observa Andrew Bud. Trolling é o termo utilizado para descrever o comportamento de uma pessoa que, deliberadamente faz comentários inflamatórios, ofensivos ou provocadores com a intenção de provocar uma reação em cadeia em outros pessoas.
Segundo a X, a coleta de dados biométricos (termo que abrange dados relacionados aos atributos físicos de uma pessoa, como a digitalização facial ou impressão digital) cabe aos usuários do serviço da rede social. “A X dará a opção de fornecer sua identidade governamental, combinada com uma selfie, para adicionar uma camada de verificação.”
Sobre iProov
A iProov é líder mundial em autenticação biométrica facial online, trabalhando com governos, bancos e outras empresas para verificar, com segurança, a identidade do cliente. É utilizado para integração e autenticação sem esforço pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, pelo Ministério do Interior do Reino Unido, pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), pelo Australian Taxation Office, GovTech Singapore, Rabobank, ING e outros. As tecnologias da iProov incluem Liveness Assurance™ e Genuine Presence Assurance®, que garantem que um cliente online seja a pessoa certa, uma pessoa real, e que esteja se autenticando naquele momento. Isso protege contra ataques de falsificação de fotos, vídeos e máscaras, ataques de injeção digital e a ameaça emergente de deepfakes. A iProov foi reconhecida como Gartner Cool Vendor 2020 em gerenciamento de acesso de identidade e detecção de fraude. Para mais informações, consulte o site a iProov ou siga-nos no LinkedIn ou Twitter.
Crédito da foto: Pixabay