Notícias

Abrasel lança cartilha com orientações para bares e restaurantes enfrentarem quedas de energia

O material gratuito inclui informações sobre as ações do governo para apoiar empreendedores prejudicados pela queda de energia na capital paulista no início deste mês

Material orienta empreendedores de bares e restaurantes a como proceder durante apagões. Foto: Midjourney

Quedas de energia elétrica, como a que aconteceu na capital paulista no início deste mês, são imprevistos que podem causar transtornos e prejuízos nos bares e restaurantes. Com a chegada do período chuvoso, os temporais podem causar apagões com frequência que, além de afetar consumidores, também prejudica quem empreende — inclusive, no setor de alimentação fora do lar. 

A partir disso, a Abrasel lançou uma cartilha gratuita com orientações práticas para quem trabalha no setor de bares e restaurantes enfrentar quedas de energia elétrica. O guia traz dicas de ações imediatas a serem tomadas nas mais variadas frentes, como por exemplo, comunicação com clientes e fornecedores, segurança dos alimentos e até como proceder para avaliar prejuízos e embasar eventuais pedidos de indenização. 

Para ajudar os estabelecimentos a se prepararem para situações como essa e tentar mitigar os prejuízos, a cartilha da Abrasel traz nove recomendações práticas, com o objetivo de auxiliar quem empreende no setor. 

Orientações para mitigar os prejuízos 

Com a falta de energia, bares e restaurantes não só enfrentam quedas nas vendas, como também enfrentam problemas de armazenamento dos estoques, o que eleva ainda mais a chance de danos para a empresa. 

A especialista em segurança dos alimentos e autora da cartilha, Adriana Lara, destaca a importância de ter um protocolo de ação para quando houver apagões no estabelecimento, com orientações claras para os trabalhadores, sobre como proceder de forma adequada. 

“Nosso objetivo é capacitar os empreendedores do setor de alimentação a enfrentarem os desafios impostos pelos apagões, protegendo tanto seus negócios quanto a saúde dos consumidores. A cartilha aborda uma série de medidas preventivas e corretivas, e queremos que os estabelecimentos estejam preparados para agir de forma proativa, minimizando os prejuízos e garantindo a continuidade dos serviços com a máxima qualidade”. 

A cartilha traz, ainda, informações sobre as Medidas do Governo para quem teve prejuízos causados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica em São Paulo no começo deste mês. 

Para acessar a cartilha completa, acesse o site da Abrasel