O Festival Acessa BH, em sua 4ª edição, chega ao palco do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Trata-se de um festival de artes cênicas, multicultural e com foco na acessibilidade. São priorizadas produções protagonizadas por artistas com deficiência e com recursos de acessibilidade ao público em toda a programação. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos somente na Bilheteria do Teatro, disponível no dia da apresentação, limitado a dois ingressos por CPF. Confira a programação completa!
Ilíada de Homero Cantos I e XX
Recitada em festivais na antiguidade por séculos e matéria-prima essencial para a educação no mundo grego, a Ilíada é considerada a obra fundadora do pensamento ocidental. Texto que integra o repertório da Cia Ilíadahomero de Teatro, fundada pelo diretor Octavio Camargo em 1999, no Paraná. Nesta apresentação, dois momentos da Guerra de Troia são interpretados em sequência pelos atores Daniel Dantas e Letícia Sabatella.
Serviço:
Festival Acessa BH – Ilíada de Homero Cantos I e XX
Data: 14/9 (sábado)
Horário: 20h
Direção: Octavio Camargo (PR)
Apresentação seguida de bate-papo
Duração: 90 min
Classificação: 12 anos.
Gratuito e acessível em Libras e audiodescrição. Retirada de ingressos somente na Bilheteria do Teatro, disponível no dia da apresentação a partir de 18h, limitado a dois ingressos por CPF.
Azul
Violeta, uma menina de 4 anos, está ansiosa com a chegada de seu irmãozinho, Azul. No início, ela fica frustrada com o fato dele ser um bebê, que exige a atenção constante dos pais. No entanto, o tempo passa e o menino demonstra ser diferente das outras crianças. Violeta tenta encontrar meios de interagir com o irmão, descobrindo que a música cria uma ponte de conexão entre eles e que o tempo tem um papel ainda mais relevante em suas histórias. Prêmio APTR – Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro/2023 – Melhor Espetáculo Infantil.
Serviço:
Festival Acessa BH – Azul
Data: 15/9 (domingo)
Horário: 16h
Artesanal Cia de Teatro (RJ)
Duração: 70 min
Classificação: livre
Gratuito e acessível em Libras e audiodescrição. Retirada de ingressos somente na Bilheteria do Teatro, disponível no dia da apresentação a partir de 15h, limitado a dois ingressos por CPF.
Ciranda de Retina e Cristalino
O espetáculo apresenta diversos personagens incluindo a Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos na penumbra com sua bengala verde e sua roda iluminada; Cecília, jovem que baila com seu olho roda com grandes cílios e Iris e Cornélia, dançarinas com duas faces, que dançam e refletem suas imagens em um grande espelho; Desfocado que dança com sua roda em sua cadeira de rodas. Todos isolados em seus círculos, mas conectados por suas narrativas corporais que às vezes se unem em uma só coreografia formada por diversos corpos e olhares que os levam a uma grande ciranda da memória.
Serviço:
Festival Acessa BH – Ciranda de Retina e Cristalino
Data: 19/9 (quinta-feira)
Horário: 20h
Cia Dança sem Fronteiras (SP)
Duração: 50 min
Classificação: livre. Gratuito e acessível em Libras e audiodescrição. Retirada de ingressos somente na Bilheteria do Teatro, disponível no dia da apresentação a partir de 18h, limitado a dois ingressos por CPF.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura
Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes. Belo Horizonte – MG
Crédito da foto: Divulgação