Tradicional Almoço-palestra contou com debate sobre impulsionamento do empreendedorismo mineiro

Nesta segunda-feira, 7 de abril, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG) reuniu cerca de 100 empresários para o primeiro Almoço-palestra de 2025. O tradicional evento da Associação foi marcado pela fala de Marcelo de Souza e Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas).
O almoço, que ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), recebeu, além dos associados da ADCE, empresários convidados, representantes de entidades parceiras, o prefeito em exercício e presidente da Câmara Municipal de BH, Juliano Lopes, e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Na abertura, a presidente da ADCE-MG Maria Flávia Cardoso Máximo, agradeceu o apoio que teve durante sua gestão e desejou sucesso ao novo presidente, Alexandre Figueiredo Urbano. “É o fim de um ciclo com o coração sereno”, declarou Maria Flávia.
Marcelo de Souza e Silva palestrou sobre: “CDL/BH e Sebrae Minas. Juntos transformando vidas!”, na qual abordou os trabalhos realizados nas duas entidades para o incentivo ao empreendedorismo. Ele iniciou destacando que tanto a CDL/BH quanto o Sebrae Minas compartilham o mesmo propósito: impulsionar o desenvolvimento por meio do apoio direto aos pequenos negócios. Ao longo da apresentação, demonstrou como o incentivo por meio de ações concretas é capaz não apenas de transformar vidas individuais, promovendo autonomia e geração de renda, mas também de impactar positivamente comunidades inteiras e reconfigurar a dinâmica econômica das cidades.
O Sebrae Minas presta atendimento aos 853 municípios mineiros e contabiliza mais de 550 mil horas de consultoria. Já a CDL/BH configura a maior entidade da categoria entre mais de 1500 em todo o país. Marcelo complementou apontando para o mercado do microempreendedorismo em Minas Gerais, que concentra 11% das Micro e Pequenas Empresas do Brasil, responsáveis por 85% dos empregos no estado. “Muitos de vocês se enquadram neste universo. É essencial que entendam que, unidos, vocês dispõem de uma força tremenda”, afirmou o presidente.
Eleito em 2019 para a posição que ocupa atualmente, Marcelo de Souza e Silva tem uma trajetória marcada pelo compromisso com o fortalecimento do comércio mineiro. Bacharel em Administração e Contabilidade, já foi diretor da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e secretário da Regional Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte.
Sobre a ADCE
A ADCE é uma entidade sem fins lucrativos que congrega empresários, dirigentes, profissionais liberais e pessoas com influências na empresa, na sociedade ou na comunidade. É uma associação de formação, de mudança cultural, que auxilia na criação de base para que o associado possa vivenciar e aplicar o ensinamento social cristão no seu dia a dia, contribuindo para que a vida das pessoas seja mais digna e feliz.
Com foco na responsabilidade social, a instituição se propõe a levar, ao maior número de empresários e dirigentes, o conceito da gestão empresarial baseada no pensamento social cristão, incluindo tópicos como ética, solidariedade, justiça, verdade e bem comum.
Os objetivos principais da associação são: aplicar ferramentas de diagnóstico e controle de práticas da Responsabilidade Social Empresarial (RSE); permitir troca de informações e boas práticas; formar rede de empresários imbuídos nos valores da Doutrina Social Cristã e permitir maior inclusão social, por meio das práticas da RSE.