Notícias

Alckmin conhece estratégia da Embratur para gerar emprego e renda no turismo

Marcelo Freixo apresentou o “Mapa do Turismo Internacional”, que traça o perfil das cidades brasileiras com potencial para receber visitantes estrangeiros

Renato Vaz/Embratur

 O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, recebeu, nesta quarta-feira (21), do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o “Mapa do Turismo Internacional”. A publicação traça o perfil das cidades brasileiras com potencial para receber visitantes estrangeiros, quais tipos de empregos podem ser gerados pela cadeia do turismo e as qualificações necessárias para dotar estes serviços de qualidade para receber os turistas.

Freixo explicou para Alckmin que a Embratur vem atuando para fortalecer o turismo como uma importante atividade de geração de emprego e renda, além de inclusão social e desenvolvimento sustentável. “O turismo tem um papel importante para o desenvolvimento do nosso país, induz à sustentabilidade com geração de emprego e renda. O turismo é a grande indústria do século XXI”, enfatizou o presidente da Embratur.

Durante a reunião realizada no Palácio do Planalto, Marcelo Freixo ainda apresentou ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, os números do turismo internacional neste primeiro quadrimestre de 2023. “Neste período, registramos a entrada de 2,7 milhões de visitantes estrangeiros no Brasil. Ou seja, estamos começando a superar os números de 2019, da pré-pandemia. E esses turistas deixaram nos cofres municipais e estaduais mais de R$ 10 bilhões. Dificilmente outro setor deixa um volume de recurso como esse, de forma limpa, diretamente nas cidades em tão pouco tempo”, ressaltou.

No encontro, Geraldo Alckmin confirmou que o turismo é uma importante ferramenta de geração de emprego e, consequentemente, de desenvolvimento socioeconômico e ambiental.