Notícias

Além da advocacia: conheça 3 opções de carreira na área de Direito

Não se limitando somente a advogado, profissionais com formação superior em Direito contam com uma vasta variedade de carreiras para seguir

(crédito: divulgação istock)

A graduação em Direito é uma das mais populares e procuradas pelos jovens, com a grande maioria dos profissionais seguindo carreira na profissão de advogado. Contudo, essa é uma área muito ampla que abrange diversos cargos e funções, então quem se forma no curso tem a oportunidade de escolher entre diversos caminhos a serem seguidos no mercado de trabalho.

A seguir, separamos algumas das possibilidades de carreira para quem está estudando ou já é formado em Direito. Confira:

Procurador

Os procuradores são responsáveis por defender os interesses de alguma instituição governamental, podendo atuar a favor de um município, prefeitura, Estado, etc. Na prática, ainda é um cargo semelhante ao de um advogado, porém limitado a participar de ações judiciais que envolvem o órgão empregador.

A carreira se ramifica entre procurador da república, do Estado, do município, do Tribunal de Contas e muito mais. Por se tratar de um cargo governamental, é necessário ser aprovado em um concurso público.

Promotor de justiça

Os promotores de justiça têm como principal objetivo proteger os interesses da sociedade através da investigação de crimes (sendo a maioria relacionada a fraudes fiscais e desvio de verba pública) e cumprimento dos direitos humanos. Em suma, são profissionais encarregados de garantir que a democracia está sendo respeitada em todos os seus âmbitos.

Assim como os advogados, é necessário ser aprovado na OAB previamente e ter, no mínimo, três anos de experiência na área jurídica. O cargo também é acessível somente por concursos públicos.

Delegado

Os delegados trabalham diretamente para a Polícia Civil, sendo um cargo relacionado à área de Direito Penal que envolve a investigação de crimes diversos. É um cargo altamente disputado que também exige, no mínimo, três anos de experiência na categoria em questão, além da aprovação em concurso.

Alternativamente, também existe a possibilidade de seguir carreira como delegado da Polícia Federal, um cargo ainda mais exigente que envolve a investigação de crimes relacionados a atividades sigilosas.

Dicas para concurseiros

Grande parte das principais carreiras de Direito estão concentradas no setor governamental, sendo necessário ser aprovado em um concurso público. Muitas dessas funções são avançadas e direcionadas exclusivamente para profissionais com experiência, então aqueles que desejam investir nisso precisam começar a se preparar desde cedo.

A melhor alternativa para adquirir experiência para o cargo desejado é começar participando de concursos para funções menores, como o concurso TRF1, que abrirá vagas para analista e técnico judiciário. Dessa forma, já é possível se adaptar ao processo seletivo de cargos públicos e se preparar melhor para as oportunidades mais concorridas.