Notícias

Alta temporada de inverno impulsiona gastos em passeios, aponta mymento

Pesquisa realizada com 10 mil viajantes mostra aumento de 11% no consumo de passeios turísticos em 2024

A mymento, plataforma de tecnologia no setor de turismo, revela dados sobre o comportamento de consumo durante a alta temporada de inverno no Brasil. Com mais de 400 mil reservas de passeios realizados em todo o país, a plataforma destaca um aumento de 11% no tíquete médio dos turistas. Em 2024, o tíquete médio de gastos por passeio no Brasil cresceu 11%, atingindo R$ 308, em comparação com R$ 270 gastos em 2023. Essa análise foi baseada em um estudo abrangente que avaliou o comportamento de consumo de mais de 10 mil viajantes.

“No Brasil a oferta de passeios no verão é maior em função do país ser tropical, em comparação ao período de inverno, onde os passeios são limitados”, explica Johannes Noebels, CEO da mymento. Esta constatação mostra a singularidade do mercado turístico brasileiro, onde as condições climáticas têm um impacto direto nas atividades disponíveis e nos padrões de consumo dos turistas.

Apesar das limitações climáticas, os destinos turísticos de inverno no Brasil continuam a atrair uma quantidade significativa de visitantes. “Regiões serranas como Campos do Jordão (SP), Gramado e Canela (RS) se destacam como os principais destinos para os viajantes em busca de experiências diferenciadas durante os meses mais frios do ano. Além disso, cidades históricas como Ouro Preto (MG) e Petrópolis (RJ) oferecem um charme adicional com suas arquiteturas coloniais e festivais culturais, que ganham ainda mais vida no inverno”, avalia o empresário.

A mymento também observou um comportamento de consumo mais sofisticado entre os turistas de inverno. “Os viajantes estão optando por experiências mais personalizadas e de maior valor agregado, como tours gastronômicos, passeios de trem panorâmico e visitas a vinícolas. Este aumento no gasto médio por passeio reflete uma tendência crescente de busca por qualidade e exclusividade nas experiências turísticas”, explica ele.

Sobre a mymento: A mymento é uma empresa de tecnologia focada no setor de turismo no Brasil. Fundada em 2019, sua missão é de promover a transformação digital no setor, melhorando a experiência de viajantes e de empresários do segmento. O sistema já processou mais de 400.000 reservas de passeios turísticos desde o seu lançamento. Possui parcerias estratégicas com o Google, Focus NFe, e RocaSeguros – Seguro de Aventuras. Uma plataforma B2B que oferece soluções de vendas e reservas que simplificam processos no turismo receptivo e aumentam a eficiência da operação.

Crédito da foto: Pixabay