Com café em alta em todo o mundo, evento gerou negócios para produtores, realizou competições de torras e cafés filtrados e recebeu mais de quatro mil visitantes de todo o Brasil
A terceira edição do Andradas Café Festival superou as expectativas de público, conteúdo e consumo de cafés. O festival recebeu mais de 4 mil visitantes ao longo dos três dias no Pavilhão do Vinho, que movimentaram o comércio, hotéis, restaurantes e bares, gerando renda para o andradense. Foram 38 expositores e 8 mil doses de cafés servidos.

As redes sociais alcançaram mais de 440 mil contas e durante os 4 dias de evento mais de 343 mil visualizações. O festival contou com visitantes de diversas partes do Brasil e até internacionais. “O Andradas Café Festival se consolida, cada vez mais, como um evento da nossa região que une desde os produtores até os consumidores. Ficamos muito felizes com o público engajado que recebemos neste ano, sempre atentos às novidades da cidade e ao cuidado e dedicação que os nossos produtores têm com seus grãos”, destaca a prefeita Margot Navarro Graziani Pioli.

Um dos destaques da edição foi o Desafio Koar Interescolar, no qual a equipe do Andradas Café Festival foi às escolas ensinar os alunos a como preparar café. Foram cerca de 1.400 jovens envolvidos no pré-evento e os melhores passaram para a fase final. Maria Miriely, da Escola Estadual Doutor Alcides Mosconi foi a grande campeã e emocionou a todos com sua história e a presença da sua mãe que foi quem a incentivou a tomar café. O segundo lugar foi para Giovanna Teixeira Busatto, do Instituto de Educação Alfa e Vitor Henrique de Lima Figueiredo, da Escola Estadual Professor Edmundo Vieira levou o terceiro lugar.
“Conseguimos reunir palestrantes de renome no mercado, com temas que tenho certeza farão a diferença na vida dos andradenses, além de expositores com muita novidade e cafés incríveis. Ficamos muito honrados com todos que visitaram e participaram dessa terceira edição”, aponta Ulisses Oliveira, responsável pela curadoria do evento.

Logo no primeiro dia o evento contou com a Rodada de Negócios, realizada pelo Sebrae, que reuniu produtores e compradores para debater sobre os cafés. A organização aponta que, cada vez mais, os produtores estão preparados para conversar e comercializar seus grãos. Prova disso é que foram realizadas 228 reuniões, entre 18 compradores, 19 ofertantes e produtores de cafés da região e da cidade de Andradas. A estimativa é gerar 11 milhões de reais em negócios.
Tendências para o mercado
A programação do Andradas Café Festival foi recheada de muitas dicas para quem consome e vive do café especial. O Espaço do Produtor organizado pela FAEMG/SENAR trouxe temas como: comercialização, cafeicultura regenerativa, desafios de uma microtorrefação, comunicação na era digital, oficinas, café na gôndola, produção e fermentação de cafés.
O palco principal reuniu as premiações, atrações musicais locais e muita gastronomia com aulas-show da confeiteira Marô Sanches (Poços de Caldas), da chef Fernanda Fonseca (Tiradentes) e do chef Highlander Castro (Delfim Moreira). Nessas apresentações o público presente pode ainda degustar cada prato criado com café.
Entre os palestrantes estiveram no Andradas Café Festival: Paulo Rica, Ivan Santana, Leandro Paiva, João Mateus, Giuliana Bastos, Raphael Brandão, Marcos Kim, Bruno Megda, Sérgio Parreiras, Paula Varejão, Bruno Scartozzoni, Emerson Viveiros, Theo Bazilli, Lívia Andrade, Mariana Proença, Vânia Marques, Micheli Poli Silva, Willem Araújo, Adrian Cardoso, Guilherme Amado, Kaleido, Andrea Menocci, Nickole Joanny, Vinicius Estrela, Zito Rocha, Rafael Barbacena, Roberta Bazilli, Elisangela Paiva.
A primeira Coffee Party em um evento de café

O evento contou, na manhã de domingo (04/05), com a sua primeira Coffee Party, organizada pelo Clube de Coffee Lovers de Andradas. Ao som do DJ João Fábio Matheasi os visitantes puderam degustar cafés coados, cold brew, espresso tônica e iced coffee com muita música – todos eles drinques não alcoólicos seguindo a tendência mundial das festas matutinas com muito café e música.
Seminário da Região Vulcânica

A quarta edição do Seminário ocorreu dentro do evento, “uma forma de unir o público de Andradas e de outras regiões para agregar, ainda mais, ao Andradas Café Festival e gerar conteúdo para que a melhoria ocorra nas produções”, aponta Ulisses Ferreira – gestor da Região Vulcânica.
Temas como storytelling, turismo, lançamento do plano de sustentabilidade, jovem e futuro no campo, embalagem permearam a manhã e tarde de sábado, no espaço Sebrae, com o seminário, que trouxe uma forma do público compreender sobre como é possível melhorar ou começar a sua marca.

Uma das atrações do Andradas Café Festival foi o Desafio Koar, em que nove competidores criaram receitas para extrair o melhor café, disponibilizado pela Acafeg – Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal -, neste método brasileiro de preparo. O concurso contou com fases eliminatórias e uma final com apresentações individuais, onde cada competidor teve 15 minutos para explicar sua receita. O primeiro lugar ficou com Diego Silva (Amparo-SP); segundo lugar Wagner Sumi (Americana-SP) e terceiro lugar Diago Carlos (Poços de Caldas-MG).

Já no Campeonato Regional de Torra, organizado pela Atilla e IF Sul de Minas, 18 competidores de diversos estados desenvolveram perfis de torra com o mesmo grão. As provas se estenderam durante todo o evento e a avaliação dos jurados aconteceu no último dia, quando os campeões foram revelados. O café utilizado foi da Offers Coffee e da Reduto Cafeteria. Vagner José Moreira (Pirassununga-SP) foi o grande campeão de 2025 e garantiu a vaga para o concurso Torrefação do Ano da Atilla, que ocorrerá durante a Semana Internacional do Café, em novembro, em Belo Horizonte. João Mateus Ferreira (Poço Fundo-MG) ficou com o segundo lugar e Thiago Henrique (Botelhos-MG) com o terceiro.
Pela primeira vez o Andradas Café Festival realizou, na sexta-feira (02/05), um concurso de Cup Tasters, prova de café profissional, como forma de incentivar os provadores a participarem das competições nacionais.

Cada competidor teve quatro minutos para provar quatro conjuntos de três xícaras num teste de triangulação, onde apenas dois dos cafés são idênticos e um diferente, que deve ser colocado à frente na mesa. Os cafés foram cedidos pela Região Vulcânica: 16 competidores participaram e dessa forma ajudaram o atual campeão de Cup Tasters, Bruno Megda, com a verba para a ida à Genebra, na Suíça, no Mundial da categoria que ocorrerá em junho.
O campeão foi Alex Magalhães (Muzambinho- MG), que teve dois acertos em 1min44seg; Ivan Santana (Cabo Verde-MG) ficou em segundo lugar com 2 acertos em 2min05seg e Julia Viana (Cabo Verde-MG) com o terceiro lugar, com 1 acerto em 2min17seg.
A Realização do Andradas Café Festival é da Prefeitura de Andradas, na gestão da prefeita Margot Pioli e vice-prefeito José Antônio Stivanin, Andradas Gestão com Responsabilidade, Ativa Cafés Especiais, Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal – Acafeg. Conta com o apoio do Instituto Federal Sul de Minas, Região Vulcânica, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, FAEMG SENAR, Emater Minas Gerais, Governo de Minas Gerais e Sebrae.
O evento tem como expositores Diamante: Região Vulcânica; Kaleido; Ouro: Offers Coffee e BSCA; Prata: Acafe; Orfeu; Baobá; Café Duas Irmãs; Agro Fonte Alta; Fuliagro; Prefeitura Ibitiúra de Minas; Bronze: Agripoos; Comtur; Lozano Cafés; Carmomaq; Sicredi; Sicoob; Associação de Produtores de Cafés Especiais do Bairro de Santa Luzia e Região – APSL; Ilhas: Associação Serras Caracol; Via Rural; Cafés Especiais de Cabo Verde; Nação Café; CPGI – Consórcio Público para Gestão Integrada; Jardim Itália; Associação Amigos da Cultura de Andradas; Hey Wood; Vulcânica Coffee; Paiol; Agropixel; Apiário Seja Luz; Café da Tamires; Passo Preto; Dirvan e Café Fazenda Santa Bárbara. Apoio Reduto; Koar; Lumiére,; Acira, CDL; CMDRS Andradas; Sindicato Rurais de Ibitiúra, Andradas e Caldas; Telemídia; ANTV; Café Drummond, Circuito Turístico Caminhos Gerais; Casa RBV; Cooxupé; Boubon Specialty Coffee. Praça de Alimentação: Sr Espetto; Stella Valentino; Soberano e Cafés e Confeitaria Braga.
Serviço
Andradas Café Festival
Instagram: Instagram