Notícias

Aposentadoria antecipada: “Trade” turístico de Minas Gerais fica saudoso de sua brilhante atuação na TAP

Carlos Dias Ex-Gerente Comercial da TAP em Minas Gerais e Espírito Santo

A atuação de Carlos Dias sempre teve o apoio da imprensa mineira e dos agentes de viagens

Os mineiros têm muita curiosidade sobre sua vida profissional, no turismo, antes de vir para Belo Horizonte, em 2005. Como foi?

Iniciei minha carreira na aviação comercial em 1977, Aerolineas Argentinas, aeroporto de Congonhas/SP, e posteriormente transferido para a área comercial. Após essa etapa trabalhei na Operadora espanhola Marsans International na função de Supervisor de Vendas para o Estado de São Paulo. Em 1988 ingressei na TAP de São Paulo, área comercial, e com posteriores transferências para o Estado do Paraná e Minas Gerais na função de Gerência Regional de Vendas. Desde 2007 em Minas Gerais e igualmente responsável pelo Estado do Espírito Santo. Honra maior em participar do projeto TAP e abertura da rota e voos diretos de BH para Lisboa, e conectando demais países da Europa, e no mesmo idioma. Rota um caso de sucesso, conquista dos mineiros, e consolidada.

Conte-nos, por favor, detalhes inéditos da chegada do voo da TAP em Belo Horizonte, nossa importante ligação com a Europa.

Por feliz coincidência, a rota TAP em BH foi inaugurada no ano de comemoração dos duzentos anos da abertura dos portos do Brasil, e cujo fato histórico é considerado o marco da autonomia do comércio exterior brasileiro. Em 11 de Fevereiro de 2008 a TAP efetuou seu voo inaugural Lisboa a Belo Horizonte com equipamento Airbus A330-200 e batizado como “Infante Dom Henrique”, a personalidade mais importante do início da era dos descobrimentos portugueses. Esta ação teve por princípio tornar mais forte o simbolismo e importância da pioneira abertura da rota aérea direta entre Minas e Europa, através de Lisboa, e com conforto de mesmo idioma.

O voo Confins-Lisboa-Confins sempre foi grande sucesso de público, muito devendo a seu esforço pessoal e profissional. Qual o papel desempenhado pelos agentes de viagens mineiros  nessa vitoriosa trajetória?

A conquista da rota é reflexo e mérito de todos os mineiros, destacando-se nossos parceiros do trade mineiro que com sinergia e proatividade comerciais contribuíram ao efetivo sucesso e solidificação da rota TAP em BH. Agências de viagem, o importante segmento corporativo Mineiro, todas entidades de classe do Turismo, ABAV MG, Secretarias de Turismo de Estado e Municipal, AC Minas, Mídia de Minas de Gerais, Consulado de Portugal, Câmara de Comércio de Portugal, enfim, a todos que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento da rota TAP em BH a frequências diárias, e com modernos equipamentos A330neo, de última geração.

O brilhante executivo da TAP foi homenageado pelo Governo de Minas Gerais, com a “Medalha Santos Dumont” uma das maiores honrarias do Estado, reservado a personalidades nacionais

Você sempre teve excelente relacionamento com a imprensa em Minas Gerais, trazendo grande contribuição para a companhia, a TAP, que você serviu durante 35 anos. Relembre, por favor, quais foram seus principais colaboradores na divulgação da TAP em Minas Gerais.

Minha gratidão a todos os veículos de mídia, sem exceção. Durante todos esses anos desenvolvemos o melhor relacionamento de confiança, ética e transparência, e em cuja classe profissional possuo hoje grandes amigos e a exemplo do do Diretor-Presidente do JORNAL MG TURISMO, Antônio Claret Guerra que ora me concede esta oportunidade.

Carlos Dias, você ainda é jovem, quais são seus planos para o futuro profissional e pessoal? Por que vai se estabelecer em São Paulo e não em Belo Horizonte?

Agradeço-o pela juventude apregoada, e assim quero permanecer (rs…).

Encerro uma trajetória profissional que muito me orgulha e culminando com minha etapa em Minas Gerais, o ápice. Agradeço à empresa que me proporcionou grandes sucessos, desenvolvimento profissional, e que me apoiou frente aos desafios e dinamismos que a indústria da aviação demanda, a TAP Air Portugal, bem como enfatizo meu especial agradecimento a todos que ajudaram nesse percurso… Somente a força do conjunto reflete, e refletirá, o sucesso dos objetivos. Assim, obrigado, obrigado! Neste momento retorno a São Paulo por motivos de ordem familiar, mas com o “dna mineiro” inserido em meu coração e mente.

GRATIDÃO INALTERÁVEL!

FOTOS ARQUIVO PESSOAL