Com investimentos de US$ 800 bi, país acredita que turismo sustentável e investimentos em esportes podem atrair mais turistas brasileiros e de outras regiões da América Latina
Ao celebrar o marco de 100 milhões de visitantes, alcançado seis anos antes da meta estabelecida para 2030, a Arábia Saudita busca estratégias para crescer as visitas também de brasileiros e de latino-americanos na região.
Julia Simpson, presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), organização global para fomento do turismo, destacou que a sinergia entre os países latino-americanos e árabes, especialmente no que diz respeito às abordagens sustentáveis para a preservação da fauna e flora local, podem contribuir com o aumento de turistas da região. “Essa conquista histórica não apenas evidencia o papel do turismo como catalisador do desenvolvimento econômico e cultural, mas também sublinha a importância de abordagens sustentáveis para garantir a preservação das maravilhas naturais para as futuras gerações”, ressaltou.
A Arábia Saudita tem realizado grandes investimentos em eventos esportivos nos últimos anos. Entre os principais exemplos, podemos destacar o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Arábia Saudita, que chega à 4ª edição e será realizado no próximo dia 9 de março.
O país também será a sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029 e da Copa do Mundo de 2034. “A importância do esporte no turismo global é enorme. As pessoas viajam ao redor do mundo para ver seu time ou atleta favorito. Mas o que há de tão importante nos esportes? Seja futebol, tênis, golfe ou ciclismo, você também pode apreciar isso na televisão. Desta forma, os espectadores também querem obter informações sobre esses países”, complementa a CEO da WTTC.
Simpson destaca ainda o foco do país em atrair talentos globais para os times de futebol locais. “Na Arábia Saudita, como todos sabem, há um investimento massivo no futebol. Todo mundo adora futebol! Ainda não temos críquete [esporte de origem inglesa, com tacos], mas chegaremos lá”.
A executiva concedeu entrevista em um evento especial em Riade no dia 3 de março.
Confira a entrevista completa (em inglês) nos links: Parte 1, Parte 2
Crédito da foto: Pixabay