Notícias

Arte que alimenta corações e mentes

JORNALISTA ROGÉRIO ZOLA SANTIAGO, MESTRE EM CRÍTICA PELA INDIANA UNIVERSITY, USA
EDITOR: ANTÔNIO CLARET GUERRA

Cincundada por nuvens e camada surrealista que adiciona mistério à composição, vemos pintura por Raquel Lima do casarão de Joaquina do Pompéu, matriarca “Sinhá Braba” (segundo Agripa de Vasconcelos). Riquíssima, Dona Joaquina deu quase tudo o que possuía
para ajudar Dom Pedro II a salvar o Império.

“Minha alma se alimenta da Cultura Universal e da Brasileira”, diz Raquel Lima. Tendo como exemplo a pintura do pai Moacir Alves de Lima, de estilo acadêmico, mas com conotação expressionista. O pai Moacir Alves de Lima era Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, antigamente “Coletor Federal”, foi o chefe da Receita Federal em Pompéu, Bom Despacho, Guanhães, Itapecerica e Oliveira, cidades pelas quais Raquel passou.

Hoje, em 2022, Raquel perfaz o eixo Brasil-EUA, onde residem as filhas Isabela (B-Fit) e Giovanna (Consultora em Relações Internacionais). Recebem o continuado carinho do esposo e pai amigo, Dr. João Eduardo de Castro (Clínica Ênio Coscarelli). Teve atelier com Juçara Costa, que foi aluna de Esthergilda Menicucci.

A pintora Raquel Lima com o jornalista cultural Ângelo Oswaldo de
Araújo Santos, atual prefeito de Ouro Preto. Ao fundo, dois quadros
em estilos arrojados que aumentam dimensões das flores a perpassar transparências da artista homenageada.

Raquel atribui a educação que receberam dos pais Moacir e Zeferina Corrêa Campos de Lima, a “maravilhosa relação que temos, os irmãos Geraldo, David, Stael e eu, baseada no Respeito e na Honestidade, baseada em valores morais de relevo”.

Crédito: Divulgação