Notícias

Astronomia em BH: Espaço do Conhecimento UFMG retoma observações noturnas e solares neste fim de semana

Atividades gratuitas são realizadas no Terraço Astronômico do museu e permitem a observação de diferentes astros com telescópios aos sábados e domingos

Observação Solar no Espaço do Conhecimento UFMG – Divulgação Espaço do Conhecimento UFMG

Belo Horizonte, 01 de abril de 2025 – Uma jornada mágica pelo cosmos aguarda visitantes de todas as idades no Espaço do Conhecimento UFMG! Em pausa desde novembro de 2024, devido às condições climáticas instáveis que impedem a visibilidade do céu, o Terraço Astronômico volta a receber as Observações Noturnas e Solares a partir deste fim de semana (05 e 06/04), convidando o público a se encantar pelos fascinantes objetos do céu noturno e pelo esplendor de nossa estrela.   

No primeiro sábado de observação de 2025, se propícias as condições climáticas, o público poderá visualizar a Lua, que estará em sua fase crescente, a Nebulosa de Órion e o aglomerado de estrelas NGC 4755, também conhecido como Caixinha de Joias, localizado na direção da constelação do Cruzeiro do Sul.

Durante as atividades, a cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas terá acesso ao ambiente do Terraço Astronômico, que conta com um teto retrátil e permite a observação celeste por meio de telescópios. Os visitantes serão acompanhados pela equipe do Núcleo de Astronomia do museu que estará disponível para auxiliar e tirar possíveis dúvidas.

Para participar, é necessário retirar ingressos online por meio de links divulgados semanalmente no site do Espaço do Conhecimento. A entrada é gratuita e a atividade está sujeita a lotação. A Observação Noturna acontece sempre aos sábados, das 19h às 20h45. Os bilhetes podem ser adquiridos a partir das 17h30. Já a Observação Solar é realizada aos domingos, das 11h às 12h30, com retirada de bilhetes a partir das 10h. 

Segundo Filipe Andrade, doutor em Física e assistente de Astronomia do museu, as observações no Terraço Astronômico fascinam pessoas de todas as idades, aproximando-as do céu e de diferentes objetos celestes, por meio de uma experiência única que demonstra o quanto somos pequenos em meio ao universo. “A observação com os telescópios abre novas perspectivas para os participantes. Apesar de ser possível ter uma experiência muito boa de observação do céu a olho nu, ficamos restritos aos objetos mais brilhantes. No entanto, a ajuda de um telescópio aumenta drasticamente o número de objetos e detalhes que podemos ver. Além disso, as atividades no Terraço Astronômico permitem evidenciar que, mesmo com a poluição luminosa, ainda é possível observar muitos astros e ter uma boa experiência a partir do céu de Belo Horizonte”.

Obs: A atividade está sujeita às condições meteorológicas e, por isso, poderá ser suspensa em caso de grande nebulosidade e chuvas.

Serviço: Retomada das Observações Noturnas e Solares no Espaço do Conhecimento UFMGQuando: a partir de 05/04 (sábado)Observação Noturna – sempre aos sábados (19h às 20h45) – 105 vagas disponíveisObservação Solar – sempre aos domingos (11h às 12h30) – 90 vagas disponíveisPúblico: todos os públicos, a partir de 06 anosIngressos online em: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/descubra/terraco-astronomico/ Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.

Espaço do Conhecimento UFMG retoma atividades gratuitas de observação do céu em abril – Divulgação Espaço do Conhecimento UFMG

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

Sobre a Cemig

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.