Notícias

Atrações turísticas de Washington (DC), a moderna Capital dos EUA

A capital dos Estados Unidos da America localizada junto,ao Rio Potomac foi planejada e construída para ser o centro político da nova nação americana surgida após a Guerra Civil. O seu traçado arquitetônico transformou-se em um modelo para outras capitais , a exemplo de Belo Horizonte, Goiânia e Brasilia no Brasil.

Washington DC pela manhã

Minha primeira visita a Washington teve caráter turístico e pude conhecer seusprincipais monumentos como o Lincoln Memorial, a Casa Branca, o Capitólio e o Smithsonian Museum. Já como Presidente da PRODEMGE e do SERPRO e profissional da tecnologia da informação conheci as primeiras experiências de automatização eleitoral com cartões perfurados, o que acabou gerando o meu interesse e participação no desenvolvimento e implantação das urnas eletrônicas no Brasil.

O Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, diplomata mineiro que nos trouxe orgulho foi importante elo que me levou a discutir assuntos oficiais já no período de Prefeito de Belo Horizonte e Governador do Estado de Minas Gerais nas áreas de financiamento internacional junto ao BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, e junto ao Banco Mundial, ambos localizados em Washington.

A duplicação da rodovia Fernão Dias entre Belo Horizonte e São Paulo iniciada pelo Governador Hélio Garcia,o Programa de Qualidade na Educação, o PROSAN Programa de Saneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, A Reforma do Estado, o Pró-Acesso de asfaltamento de 216 cidades mineiras executado já no Governo,Aécio Neves, a construção de novas hidroelétricas e a implantação de parques foram alguns dos frutos de reuniões junto aos organismos internacionais localizados na capital americana. Já no período em que exerci os cargos de Senador da República e Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional direcionei esforços junto ao Congresso Americano e ao Departamento de Estado par a instalação de novos consulados gerais, o que resultou na autorização para instalação em Porto Alegre e Belo Horizonte. Infelizmente em Minas acabou não se viabilizando até hoje. Participei também de como convidado da Microsoft em Seminários onde pude assistir palestras do Presidente Bill Clinton, do fundador da empresa Bill Gates, do Presidente Lula e outras lideranças políticas empresariais. Outro evento que me levou a Washington algumas vezes foi o National Prayer Breakfast, realizado anualmente no início do ano no Capitol Hilton Hotel onde o Presidente comparece juntamente com líderes religiosos, políticos e militares além de convidados do mundo todo, dando continuidade a uma tradição iniciada por Roosevelt no pós 2ª Guerra Mundial. Bush,Obama e Trump foram anfitriões em anos distintos e sempre com discursos de esperança.

Voltando aos pontos de interesse geral, lembremos Georgetown com sua arquitetura e cultura pitorescas. O ponto de saída para um passeio de barco pelo Rio Potomac localiza-se lá. Foi no Rio Potomac que ocorreu um grande desastre aéreo em 1982 quando um avião colidiu com a ponte de acesso ao aeroporto doméstico o National Airport Ronald Reagan e nesta semana caíram um helicóptero militar e um avião de passageiros após colisão aérea e posterior queda no congelado rio, nova tragédia após 42 anos.

Os museus são grandes atrações culturais, o Museu de História Natural,o Museu de Ciências, a réplica do Museu do Holocausto, o Museu de Arte, o Jardim Botânico e mais distante o Museu de Aeronáutica junto ao Aeroporto Internacional de Dulles. Os monumentos ao mortos na Guerra do Vietnam e a grande esplanada que liga o Capitólio ao Lincoln Memorial famosa pelo discurso de Martin Luther King são outros pontos imperdíveis.

A Union Station com trens que ligam a Nova York, os modernos estádios, a Catedral Nacional de Washington, anglicana e a Basílica Nacional da Imaculada Conceição, católica têm localização de fácil acesso.

Nossa imponente embaixada fica na Massachusetts Avenue em uma região nobre da cidade e a sede da OEA Organização dos Estados Americanos é vizinha da Casa Branca.

Com uma população de origens múltiplas e línguas variadas, servida por metrô eficiente, grandes avenidas, modernas rodovias e dois importantes aeroportos, Washington simboliza a força da nação americana .

FOTOS ARQUIVO PESSOAL