Notícias

Aumento no número de brasileiros no exterior reflete busca por novas oportunidades

Relatório recente revela que o número de brasileiros que vivem no exterior atingiu 4,59 milhões, destacando EUA e Portugal como destinos principais. Especialistas enfatizam as oportunidades para migrações bem-sucedidas

Um novo relatório divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores e analisado pelo Itamaraty traz à tona dados surpreendentes sobre a presença de brasileiros no exterior. Segundo as informações reveladas, aproximadamente 4,59 milhões de brasileiros estão atualmente vivendo fora do país, marcando um aumento notável em relação aos 3,18 milhões registrados em 2009.

De acordo com o estudo, o maior aumento anual desde 2009 ocorreu entre os anos de 2012 e 2013, com um crescimento impressionante de 48% no número de brasileiros que escolheram se estabelecer em outros países em busca de novas oportunidades e experiências.

Para o Dr. Vinicius Bicalho, CEO da Bicalho Consultoria Legal, escritório especializado em processos de imigração com sede nos Estados Unidos, Brasil e Portugal, esses números revelam um panorama intrigante das aspirações dos brasileiros: ” O aumento no número de brasileiros vivendo no exterior reflete uma tendência de busca por novas oportunidades e experiências. Esses números destacam a importância de serviços especializados para auxiliar aqueles que desejam migrar legalmente e expandir seus negócios para outros países”.

No tocante aos destinos mais populares, o relatório aponta os Estados Unidos como o país com maior concentração de brasileiros, abrigando cerca de 1,9 milhão de expatriados. Cidades como Nova York , com uma estimativa de 500 mil brasileiros, Boston, com 390 mil, e Miami, com 295 mil, destacam-se como as preferidas entre os imigrantes brasileiros nessa nação. É importante observar que esses números são estimativas, uma vez que o registo consular não é obrigatório para cidadãos no exterior.

Na Bicalho, em um balanço realizado em maio de 2023, os clientes estão migrando para os estados da Flórida, seguido por Massachusetts e Califórnia. O perfil de migração é de famílias, representando mais de 85% do total.

Nesse cenário internacional, Portugal surge como o segundo país com a maior presença de brasileiros, contabilizando 360 mil. O Dr. Wilson Bicalho, advogado em Portugal e sócio da Bicalho Consultoria Legal no país, destaca que o perfil do imigrante brasileiro tem evoluído. “Há uma crescente busca por parte de empresários, profissionais altamente qualificados e nômades digitais, entre outros, devido à língua compartilhada, estabilidade monetária e fatores como clima, culinária e segurança”, destaca.

Dr. Wilson enfatiza que a facilidade na validação de diplomas acadêmicos e programas de incentivo à abertura de empresas têm atraído empresários brasileiros. Os destinos mais procurados são: a capital Lisboa (incluindo cidades como Cascais, Oeiras e Sintra) e o norte do país, especialmente a região do Porto. “Muitos também optam por cidades do interior, que oferecem qualidade de vida e preços mais atrativos. Adquirir um NIF (equivalente ao CPF) e abrir uma conta em Portugal são processos que independem de visto ou presença física”, destaca o Dr. Wilson.

Crédito da foto: Pixabay