Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio alinhado às expectativas dos clientes e de criar um ambiente acolhedor para atrair os consumidores
À medida que a temporada de Páscoa e o feriado prolongado se aproximam, é comum o registro de um aumento significativo no número de brasileiros que optam por viajar e desfrutar de momentos especiais nos bares e restaurantes. Durante essa temporada, os estabelecimentos podem se destacar como opções altamente atrativas, aproveitando o aumento do turismo como uma oportunidade para impulsionar o crescimento do faturamento.
Esse é o cenário vivenciado em Foz do Iguaçu (PR), por exemplo. De acordo com o presidente da Abrasel na Regional Oeste do Paraná, Paulo Souza, o aumento do turismo na região influencia diretamente no crescimento das vendas no setor.
“De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu, 74% dos hotéis na região estão ocupados para o fim de semana de Páscoa. Este aumento está refletindo em um crescimento no consumo nos bares e restaurantes, estimado em torno de 8% a 10%, em comparação ao último ano. O cenário para o setor é positivo”, afirma Souza.
Com o objetivo de atrair clientes, os restaurantes implementam estratégias para se adequar aos hábitos dos consumidores. Josiano Schmitt, dono de três estabelecimentos em Gramado (RS), exemplifica essa abordagem. Para ele, investir em táticas que cativem os clientes é fundamental para garantir a fidelização, mesmo depois da data.
“As expectativas para o período da Páscoa em destinos turísticos são sempre positivas, e Gramado se destaca como uma das melhores opções para essa época. Temos uma programação da Semana Santa emocionante, além dos atrativos relacionados ao chocolate. Após um período de baixa ocupação, a Páscoa marca a transição para o clima frio, trazendo consigo a promessa de boa gastronomia, calor humano e momentos de lazer”, conta Josiano.
O empreendedor também destaca que seus restaurantes estão elaborando um cardápio especial para atender às preferências gastronômicas dos clientes.
“Além de oferecer o nosso menu especial de Páscoa, os restaurantes estão decorados e nossa equipe está treinada para proporcionar uma experiência acolhedora”, destaca o proprietário.
Já para os clientes, a expectativa é encontrar bares e restaurantes com opções atrativas para o período. Já na Região Sudeste, a mineira Vitória Moreira, que mora em Belo Horizonte, espera encontrar espaços que ofereçam diversão e pratos especiais.
“Vou explorar os bares para aproveitar o dia livre. Estou na expectativa de descobrir lugares interessantes que estejam abertos para receber os clientes durante o feriado e a intenção é encontrar espaço que tragam a essência da Páscoa, com pratos e ambientação especiais”, conta Vitória.
Para otimizar o faturamento neste período, é crucial oferecer um cardápio cuidadosamente elaborado que vá ao encontro das expectativas e desejos dos clientes. Além disso, é fundamental criar um ambiente acolhedor e convidativo, onde os consumidores possam relaxar e aproveitar o feriado.