No sábado (03/02), a programação especial conta com pocket show da escola de samba carioca e oficina artística inspirada em vida e obra de Hélio Oiticica;
Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium ficará em cartaz até 5 de fevereiro e reúne 80 trabalhos do artista, entre projetos, escritos, pinturas e instalações
O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) estará em festa neste sábado (03/02), com o pocket show da bateria carioca Estação Primeira de Mangueira e a oficina de Parangolés. A programação especial integra a exposição Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium, em cartaz no centro cultural até 05 de fevereiro.
Para começar a folia, às 14h, o público poderá criar suas próprias capas/vestimentas inspiradas nas famosas Capas-Parangolés, invenção de Hélio Oiticica, fruto de suas andanças pela capital carioca e pelo Morro da Mangueira. Alguns dos originais, que carregam reflexões, estão presentes na mostra e trazem frases-lema como “da adversidade vivemos”, “incorporo a revolta” e “estamos famintos”. A atividade será conduzida pelo ator, figurinista, professor, pesquisador, cenógrafo e contador de histórias, Anderson Ferreira.
SAMBA NO CCBB
Passistas, ritmistas, baianas, mestre sala e porta-bandeira da agremiação Estação Primeira de Mangueira celebram a trajetória multiartística de Hélio Oiticica com um pocket show gratuito. A partir das 16h, o público poderá festejar a brasilidade e a efervescência carnavalesca de Belo Horizonte com o grupo carioca. A Mangueira foi a escola para a qual Oiticica desfilou como passista, e que serviu de inspiração para a criação dos Parangolés, a partir de 1964.
ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE VISITAÇÃO
Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium reúne mais de 80 trabalhos do brasileiro que marcou a história da arte mundial e influenciou gerações de artistas plásticos, músicos e pensadores. A mostra abrange obras desde os anos 1950 até as últimas produções de Oiticica, nos anos 1970 (o artista faleceu em 1980). São projetos, escritos, objetos, pinturas e instalações, como Bilaterais; Relevos Espaciais; Núcleos; Penetráveis; Bólides; e Capas-Parangolés, réplicas para serem experienciadas pelos visitantes.
Delirium Ambulatorium (1978), obra-conceito de Oiticica que dá nome à exposição, é um misto de proposição e performance, um “estado de invenção”, que coloca no centro de suas atenções a ideia de deambular na cidade como estopim crucial da invenção artística.
“Talvez esta seja a expressão mais radical da tentativa do artista de quebrar as distinções entre ateliê e rua, e, principalmente, entre artista e público, acionando o segundo como participante na atividade criadora e instaurando uma forma de expressão genuinamente disseminada e coletiva”, afirma o curador da mostra e pesquisador, Moacir dos Anjos.
A exposição segue até 05/02 e conta com patrocínio da BB Asset Management. A produção é da Tuîa Arte Produção.
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
SERVIÇO
Oficinas de Parangolés
Data: 03/02
Horário: 14h
Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação.
Bateria da Mangueira
Data: 03/02
Horário: 16h
Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação.
Exposição Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3º andar
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Período: até 05 de fevereiro de 2024
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte
Classificação indicativa: Livre