Belo Horizonte celebra, no dia 31 de outubro, cinco anos da conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela UNESCO.A chancela consolida a importância da representatividade da cultura gastronômica da capital mineira, que mescla tradição e inovação. O título também é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo da história, no âmbito público, com os 30 anos das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional no município. Saiba mais sobre todos os detalhes do processo realizado pela Belotur, desde a candidatura até o reconhecimento, visitando o Portal Belo Horizonte.
Ao integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, Belo Horizonte estabeleceu uma conexão global com mais de 350 cidades ao redor do mundo, permitindo a troca de experiências e boas práticas. Essa colaboração visa o desenvolvimento sustentável das economias criativas locais. Além disso, a participação nessa rede posiciona a capital mineira no mapa estratégico do turismo mundial, reforçando sua imagem como um importante polo cultural e gastronômico.
“Belo Horizonte faz parte de uma rede mundial de cidades que utilizam a gastronomia como uma força motriz para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a inovação, estando alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A nossa gastronomia vai além dos pratos: é um elemento cultural, econômico e social que nos conecta com o mundo. Esse título representa muito mais do que um selo. Ele evidencia que Belo Horizonte tem uma vocação gastronômica natural e que somos referência, seja pelos nossos botecos, pelo nosso Mercado Central ou pelos festivais que celebram o sabor e a criatividade”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Candidatura
Desde o anúncio da candidatura de Belo Horizonte à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da Unesco, em 2019, a Prefeitura, por meio da Belotur, mobilizou diversas partes interessadas, incluindo a sociedade civil, órgãos públicos e privados e demais setores criativos, para construir um dossiê que representasse de forma real e diversa o setor gastronômico da capital, evidenciando o potencial da cidade de promover a gastronomia como um agente de transformação socioeconômica e cultural.
Em junho de 2019, a documentação foi enviada à Unesco, acompanhada de cartas de apoio do prefeito e de importantes instituições gastronômicas. Em outubro do mesmo ano, a cidade recebeu o título, como reconhecimento do trabalho continuado no fortalecimento do setor gastronômico.
O que aconteceu a partir do título?
Foi criado o Comitê Gestor Belo Horizonte Cidade Criativa da Gastronomia que gerencia, promove e coordena as ações entre os órgãos e entidades do Poder Executivo e a iniciativa privada, para o desenvolvimento sustentável do setor gastronômico de Belo Horizonte. Fazem parte desse Comitê, além da Belotur, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e a Secretaria Municipal de Cultura. Esses órgãos são responsáveis por planejar, monitorar e elaborar políticas públicas para as atividades econômicas e sociais relacionadas à gastronomia na capital mineira, impactando diretamente o setor de bares, restaurantes, lanchonetes e afins.
Nos últimos anos, órgãos públicos e privados, instituições de ensino e sociedade civil vêm trabalhando na elaboração colaborativa de um plano estratégico para o setor gastronômico – em múltiplas frentes, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e da Agenda 2030. Em maio de 2024, Belo Horizonte foi aceita como membro do Pacto Global da ONU, reafirmando o compromisso da cidade e da gestão pública municipal em adotar práticas que contribuam para uma economia global mais sustentável e inclusiva.
Principais ações gastronômicas em Belo Horizonte nos últimos anos
Logo após a nomeação de Cidade Criativa da Gastronomia, iniciativas como o ‘Programa de Reputação Digital’ permitiram que a Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, fizessem um diagnóstico do posicionamento digital e identificassem as necessidades do setor, mesmo durante a pandemia. Além disso, eventos gastronômicos foram adaptados para o ambiente virtual, contribuindo para o fortalecimento da reputação online da gastronomia local. Outro trabalho que gerou resultados positivos foi o ‘Inova Gastronomia’, uma consultoria especializada para proprietários de bares e restaurantes com foco na remodelação de formatos tradicionais de negócios.
Em 2023 foi realizada a 1° Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, ação pioneira de valorização da culinária e cultura alimentar da cidade. O projeto surgiu com o objetivo de posicionar o destino turístico por meio da gastronomia, destacando os programas e ações em prol da segurança alimentar e nutricional. Além disso, a iniciativa possibilitou fortalecer as relações institucionais e possibilitou o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da designação de Cidade Criativa da Gastronomia.
Ainda em 2023, a Belotur e o Sebrae Minas fecharam um convênio de trabalho para elaborar estratégias de impulsionamento do setor no município. Uma das principais ações foi o projeto ‘Ajunta Gastronomia’, que apresentou, em maio de 2024, o estudo de Place Branding para a Gastronomia de Belo Horizonte, fortalecendo a identidade local e o posicionamento da cidade como destino gastronômico.
A gastronomia tem se tornado um dos principais eixos dos eventos na cidade, evidenciada, por exemplo, no Arraial de Belo Horizonte. No festejo junino, a área culinária foi completamente revitalizada, inaugurando uma Vila Gastronômica que vem tendo uma repercussão muito positiva nas últimas edições. É importante destacar também o Concurso Prato Junino, uma competição que reúne alunos do Curso de Gastronomia de diversas universidades locais. Os estudantes vencedores têm a oportunidade de comercializar suas criações durante o evento, promovendo a rica cultura gastronômica da capital.
Ações de comemoração
Entre os dias 17 e 19 de outubro, a Belotur esteve presente na Conferência Internacional sobre Estudos e Pesquisas em Gastronomia e Turismo, realizada em Ouro Preto/MG. A empresa municipal realizou uma cozinha show com os renomados chefs Diego Grammont e Pedro Barbosa e apresentou uma mesa de debates focada em Turismo Gastronômico e Cidades Criativas. Os participantes internacionais da agenda também desfrutaram de uma visita guiada ao Mercado Novo e ao Mercado Central, onde puderam interagir com os palestrantes e ampliar suas perspectivas sobre a temática.
Nos dias 13 e 14 novembro, será lançado o projeto ‘Bares com Alma’, iniciativa realizada em parceria com o Sebrae Minas, para identificar, registrar e fomentar 30 estabelecimentos que ajudaram a construir a identidade de Belo Horizonte, por sustentarem ao longo da história suas atividades com autenticidade, personalidade e relevância para suas comunidades, seja pelo valor social, cultural, gastronômico e artístico. O objetivo é transformar essa ação em um programa contínuo de valorização dos bares tradicionais de Belo Horizonte, destacando e preservando tanto o patrimônio material quanto o imaterial associado a esses estabelecimentos.
Ainda no mês de novembro, será lançado o Guia Virtual do Mercado Central, mais uma ação em comemoração aos 5 anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia, e que faz parte do projeto ‘Territórios e Redes Criativas’. A iniciativa visa valorizar a cultura de cada local, estimulando os diversos segmentos da economia criativa e aumentando a visibilidade dos empreendedores locais, gerando assim novas oportunidades de emprego e renda.
A ação tem o objetivo de conectar os visitantes ao Mercado Central por meio de uma imersão na rica história das pessoas e dos produtos que moldaram sua trajetória de sucesso. Este trabalho reunirá conteúdos em diversos formatos, como textos, áudios e vídeos, oferecendo aos visitantes uma experiência inovadora.
Rede de Cidades Criativas da Unesco
A Rede de Cidades Criativas da Unesco, criada em 2004, abrange todos os continentes e foi criada com o objetivo de promover a cooperação entre municípios que buscam o desenvolvimento urbano sustentável levando em consideração a criatividade.
Os destinos participantes da rede têm como funções principais o desenvolvimento de centros de criatividade e inovação, que visam ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural; a melhoria do acesso e da participação na vida cultural, especialmente para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis; e a integração plena da cultura e da criatividade em planos de desenvolvimento sustentável.
As cidades integrantes são distribuídas em 7 modalidades: cinema, música, design, artesanato e artes folclóricas, arte e mídia, literatura e gastronomia, da qual Belo Horizonte faz parte desde 2019. Além da capital mineira, apenas outras 3 cidades brasileiras (Belém, Florianópolis e Paraty) possuem o título na mesma categoria.