Notícias

Belo Horizonte é escolhida por seus atrativos culturais, sociais e gastronômicos para sediar o 38º Congresso Nacional da Abrajet

Evento reunirá jornalistas especializados do segmento de turismo de todo o Brasil

Foto: Edy Fernandes

Conjunto Arquitetônico e Cultural da Praça da Liberdade, complexo da Pampulha, Mercado Central e Instituto Inhotim. Com tantos atrativos, não deu outra. Minas Gerais foi o estado escolhido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), para a realização de seu 38º Congresso Nacional, em Belo Horizonte, de 22 a 26 de novembro. Com os temas “O valor e a importância da Abrajet para a divulgação do setor Turístico Nacional e Minas Gerais, seus destinos culturais e históricos”, o evento pretende reunir a imprensa especializada do segmento de turismo de várias partes do país durante cinco dias de intensa programação.

O congresso vem sendo organizado pela Abrajet-MG desde o início do ano, e, como bons anfitriões, os jornalistas especializados terão uma programação super especial, que promete ficar na história”. “Estamos organizando uma programação intensa para os jornalistas convidados de todo o Brasil, discorrendo o valor e a importância da nossa entidade para a divulgação do setor turístico nacional, além de promover uma imersão em nossas Minas Gerais”, afirma a presidente da comissão organizadora, Sandra Coelho. “Apresentaremos a experiência jornalística da imprensa especializada em turismo no fomento, divulgação e incremento de nossa arte, por meio da apresentação de museus e artistas mineiros radicados no Estado. Mostraremos aos congressistas nossa diversidade cultural, ricas experiências gastronômicas e visuais em nossa capital e em alguns municípios vizinhos”, completa José Aparecido Ribeiro, presidente da Abrajet-MG.

Compõem o 38º Congresso Nacional da Abrajet, palestras, solenidades, visitas guiadas à complexos arquitetônicos, artísticos e culturais com relevância no turismo cultural, histórico e gastronômico de Minas Gerais.  E a programação já começa na parte da tarde com o city tour no Circuito Cultural da Praça da Liberdade e no Palácio da Liberdade, com sua belíssima arquitetura e importância.

A solenidade de abertura será realizada no dia 22 de novembro, às 19h, no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, com a participação de autoridades como o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema; os presidentes Nacional da Abrajet, Evandro Novak (SC), e Abrajet-MG, José Aparecido Ribeiro (MG); o Secretário de Estado Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman e o presidente da Belotur, Gilberto Castro. “Estamos felizes com a realização do congresso nacional em BH e com o apoio dado ao evento. A edição mineira, com certeza, entrará nos anais da história da nossa querida Abrajet”, diz Antônio Claret Guerra, vice-presidente da Abrajet-MG.

Já no dia 23, os trabalhos começarão logo cedo. Às 08h, no Hotel Plaza BH, reunião da Abrajet Nacional com a participação dos presidentes, coordenadores regionais e membros do Conselho Nacional. O programa é exclusivo, uma tradição realizada em todos os congressos da entidade. E na parte da tarde, assembleia geral com todos os associados da entidade.

No dia 24 de novembro, sexta-feira, os participantes do 38º Congresso terão o prazer de conhecer o maior museu a céu aberto da América Latina, o Inhotim. Durante todo o dia, eles apreciarão as obras, além de conhecerem as belezas naturais, obras de arte e instalações de um dos destinos mais procurados em Minas Gerais.

No dia 25, sábado, a programação continua logo pela manhã. Patrimônio Cultural da Humanidade, a Pampulha será o destino dos congressistas. Além de conhecerem as maravilhas criadas por Oscar Niemeyer, eles visitarão o Mineirão e almoçarão no Xapuri, um dos templos da gastronomia mineira chefiada por Flávio Trombino.

E no domingo, dia 26, a agenda final será na Feira de Artesanato da Afonso Pena. A programação se encerrará com almoço no Mercado Central, orgulho dos belo horizontinos e eleito pela revista TAM Viagens como o terceiro melhor mercado do mundo.

As inscrições custam R$ 300,00 para associados e acompanhantes e podem ser feitas pelo link www.abrajetnacional.com.br até o próximo dia 15 de novembro.

O 38º Congresso Nacional da Abrajet tem apoio do Sesc em Minas, e se dá com base no cumprimento do Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2023, celebrado entre o Ministério do Turismo, o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O apoio visa a promoção do encontro de jornalistas especializados na difusão do turismo, como forma de contribuir para o fomento de toda cadeia produtiva do turismo e seus agentes impulsionadores.

Robhson Abreu, Conselheiro – Abrajet