Evento voltado para todas as idades será realizado no dia 26 de abril. As inscrições gratuitas já estão abertas. Interessados poderão conhecer programas, modalidades, destinos e opções de cursos oferecidos por instituições internacionais

Após passar por cidades como Blumenau, Santos, Ribeirão Preto, Maringá, Londrina e Vitória, a capital mineira se prepara para receber a primeira edição da EXPO Intercâmbio Belo Horizonte (MG). O evento será realizado no BeFly Minascentro, no dia 26 de abril, e representa uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer melhor os programas de intercâmbio, os destinos disponíveis e as diversas opções de cursos oferecidos por instituições internacionais.
As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo site do evento (www.expointercambio.com). O processo é simples e rápido, garantindo acesso a todas as atividades programadas.
A feira contará com estandes de diversas instituições do setor, além de palestras e consultorias personalizadas para orientar os participantes nas suas escolhas.
A proposta da EXPO Intercâmbio Belo Horizonte é conectar os visitantes a programas reconhecidos, confiáveis e bem estruturados.
“Esperamos reunir cerca de 500 pessoas, entre estudantes, profissionais e familiares, todos interessados em aprender mais sobre oportunidades de intercâmbio e vivências internacionais”, adianta Cristina Martins, sócia da Expo Intercâmbio.
“A realização da Expo Intercâmbio aqui em BH é uma grande oportunidade para quem busca ampliar horizontes e viver novas experiências. O evento reúne expositores e fornecedores de diversas modalidades de educação internacional, oferecendo acesso direto às melhores opções de cursos, programas e instituições no exterior. É um momento essencial para quem deseja explorar novas culturas, aprimorar o currículo e, principalmente, investir no futuro. Sem dúvida, o intercâmbio é um passo importante para quem busca se reinventar e conquistar novos caminhos”, destaca Lígia Faria, da CI Intercâmbio.
O público esperado é formado, predominantemente, por jovens adultos entre 15 e 35 anos, interessados em experiências acadêmicas ou profissionais no exterior. No entanto, há também participantes mais velhos e mais jovens, afinal, há programas de intercâmbio para todas as idades.
“Um intercâmbio faz toda a diferença na vida pessoal e profissional. Hoje, é procurado por pessoas que buscam aperfeiçoar o idioma, viver novas experiências culturais, avançar nos estudos ou conquistar melhores posições no mercado de trabalho. A demanda tem aumentado consideravelmente entre universitários e profissionais em início de carreira. O Brasil se destaca cada vez mais como país de origem de estudantes internacionais, especialmente para destinos como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália”, complementa Cristina.
Mercado em crescimento
O mercado de intercâmbio no Brasil tem registrado crescimento expressivo. Em 2023, movimentou R$ 4,6 bilhões — um aumento de 21% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). Uma pesquisa divulgada em fevereiro deste ano apontou crescimento de mais 15% em 2024, em comparação com 2023.
Trata-se de um setor que movimenta bilhões de dólares anualmente no mundo e que gera impacto econômico direto nos países receptores, alavancando não apenas o ensino de idiomas, mas também a geração de empregos e desenvolvimento de setores como turismo, habitação e alimentação.
Um dos grupos que mais cresceram foi o de pessoas com mais de 50 anos, que registrou avanço de 30%.
É o caso de Sérgio Andrade Marques, engenheiro eletrônico de 69 anos, natural de Ubá (MG), que realizou um intercâmbio em 2024, a convite da filha.
“Achei muito interessante a empresa aceitar pessoas mais velhas. Foi uma excelente experiência. Fomos à capital da Irlanda, Dublin. Estudávamos pela manhã e, à tarde, passeávamos pela cidade. Nos finais de semana, aproveitávamos para visitar outras localidades de trem”, conta.
“Se posso dar um conselho, é: faça. É super importante saber se comunicar em inglês. Aqui no Brasil, ainda damos pouca ênfase ao idioma. Em Portugal, por exemplo, vi um garçom atender fluentemente em inglês, francês, italiano, alemão e português. Isso mostra como a língua faz diferença.”
Memórias inesquecíveis
Os jovens continuam sendo os mais atraídos pela experiência de intercâmbio. É o caso de João Pedro Barroso Veloso Nunes de Mesquita, de 18 anos, estudante do 1º período de Medicina.
“O intercâmbio me proporcionou experiências únicas que ficarão para sempre nas minhas memórias. Além de garantir a fluência no inglês, conheci pessoas do mundo inteiro, aprendi sobre outras culturas e amadureci muito. Fui sozinho para um país onde não conhecia ninguém, então precisei resolver tudo por conta própria, especialmente no início”, relata.
João Pedro embarcou para Ottawa, no Canadá, em 2023, onde ficou hospedado durante seis meses com uma host family canadense.
“Foi incrível. Aprendi muito com eles, e eles aprenderam comigo também. Fiz viagens para Toronto, Barrie e Victoria Harbour. Uma experiência que vou levar para a vida toda.”
Por que fazer um intercâmbio hoje?
Além de aprimorar um segundo idioma, o intercâmbio proporciona vivências únicas, desenvolvimento de competências interculturais e ampliação da rede de contatos internacionais. Em um mundo cada vez mais globalizado, essa experiência pode representar um grande diferencial no mercado de trabalho.
Os destinos mais procurados atualmente são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Alemanha, mas há também grande interesse por países como Irlanda, Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul, reconhecidos pela excelência na área educacional.
“Esperamos proporcionar uma experiência enriquecedora para todos os participantes, com acesso direto a especialistas, informações relevantes e orientação segura para quem deseja embarcar nessa jornada internacional”, afirma Roberto Bihari, sócio da Expo Intercâmbio e um dos organizadores do evento.
Sobre a Expo Intercâmbio
A Expo Intercâmbio é uma iniciativa da Path Business & Marketing Solutions, consultoria de negócios formada por Cristina Martins, Roberto Bihari e Rodrigo Collaro, profissionais com ampla experiência na área de educação internacional.
A proposta do evento é remodelar o cenário da educação global, promovendo oportunidades para quem deseja descobrir o mundo por meio de estudos, viagens e experiências transformadoras.
O evento contará com a participação de agências locais como CI, Experimento, STB, Central do Estudante e Gap Consulting, que oferecerão suporte completo aos visitantes.
Mais de 25 instituições internacionais estarão presentes com estandes próprios, apresentando suas ofertas educacionais, programas de intercâmbio e cursos de diversas modalidades.
A programação inclui palestras, atendimento especializado e um espaço exclusivo para tirar dúvidas sobre destinos, vistos, requisitos e tudo o que é necessário para embarcar nessa experiência.
Serviço
EXPO Intercâmbio Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de abril de 2025
Horário: das 14h às 18h
Local: BeFly Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 (entrada pela Rua Guajajaras) – Centro, Belo Horizonte – MG
Inscrições gratuitas: www.expointercambio.com
Instagram: @expointercambio