Miniaturas de aeronaves, memorabilia do início do século XX e réplicas de aviões de Dumont feitos de arame compõem o acervo
Alberto Santos Dumont completaria um século e meio de vida no último dia 20 de julho. Para homenagear o legado do pai da aviação, conhecido por ser o primeiro a colocar um avião no ar sem qualquer suporte – o famoso 14 Bis -, o BH Shopping recebe a partir desta quarta-feira (23) a exposição inédita ‘Nas nuvens com Dumont: 150 anos do aeronauta’. A mostra, que revisita a trajetória deste importante nome da história brasileira e mundial, fica em cartaz até 17 de outubro no espaço Olhar BH Shopping, dedicado a exposições fotográficas, design e obras de arte. A visitação é gratuita.
Com curadoria do diretor de criação Rodrigo Câmara, o acervo da exposição contará com uma linha cronológica sobre as fases mais importantes da vida e carreira do aeronauta, além de uma seção especialmente dedicada a Henrique Lins de Barros, físico carioca considerado um dos maiores especialistas de Santos Dumont no Brasil e exterior, com vários livros e artigos sobre o aviador. “O público poderá conferir ainda uma coleção de 15 miniaturas de aeronaves criadas por Dumont e reproduzidas manualmente por Henrique”, conta Câmara, acrescentando que Barros foi fonte fundamental no processo de pesquisa para que ele chegasse à coletânea disponível no mall.
Outros itens que fazem parte do acervo são sete quadros, onde foram pintados modelos de aeronaves entre as 22 projetadas por Santos Dumont ao longo de sua carreira.
Aeronaves de arame
Um dos destaques de ‘Nas nuvens com Dumont’ que, segundo Rodrigo Câmara, promete chamar a atenção de adultos e crianças é um acervo com 17 aeronaves suspensas no teto da galeria – várias delas projetos do aviador – produzidas com dobraduras em arame pelo artista José Francisco Azevedo, mais conhecido como “Zé do Arame”. Algumas, incluindo a réplica do famoso Zepelim com o qual Dumont contornou a Torre Eiffel, em Paris, em 1901, chegam aos 2,5 metros de comprimento. E por falar no maior símbolo da capital francesa, uma versão do icônico monumento também fará parte da mostra.
Natural da cidade histórica de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, Zé do Arame marcará presença na inauguração da exposição, para produzir miniaturas de aviões e explicar, na prática, o seu processo de criação.
Resgate ao passado nostálgico dos cartões postais
Quem for ao BH Shopping para conferir a mostra, poderá resgatar um jeitinho especial e saudoso de se comunicar com amigos e pessoas queridas, através do envio de cartões postais, forma de comunicação que esteve no auge no final do século XIX e no início do século XX. “Vamos ter na exposição uma caixa de correio com cartões postais em que as pessoas vão poder escrever mensagens para os amigos. Eles serão enviados apenas se o endereço estiver completo e correto. Essa é uma forma de trazer de volta a beleza e o charme de um passado carregado de memórias afetivas para os mais velhos e apresentar, aos mais novos, um mundo diferente do atual, mas igualmente encantador”, ressalta Rodrigo acrescentando que a ação será totalmente gratuita.
Serviço
‘Nas nuvens com Dumont: 150 anos do aeronauta’
Onde: Espaço Olhar BH Shopping (Rodovia BR 356, nº 3049 – Belvedere – piso Mariana)
Quando 23 de agosto a 17 de outubro
Horário: todos os dias, das 10h às 22h
Visitação gratuita
Crédito das fotos: Divulgação