Notícias

Boom do Turismo brasileiro impulsiona expansão hoteleira e atrai investidores globais

O ano de 2025 mal chegou à metade e já entra para a história do turismo brasileiro. No primeiro trimestre, o país registrou a maior entrada de turistas internacionais de todos os tempos: foram 3.739.649 visitantes estrangeiros, número que representa uma alta expressiva de 47,8% em relação ao mesmo período de 2024. O crescimento robusto não apenas consolida o Brasil como um destino cada vez mais procurado no cenário global, como também reacende a confiança de investidores no setor hoteleiro, especialmente nos dois principais polos urbanos do país — Rio de Janeiro e São Paulo e em cidades do nordeste.

A expansão acelerada do turismo tem sido acompanhada por um movimento estratégico de grandes desenvolvedoras imobiliárias, como a STX Desenvolvimento Imobiliário, que enxerga nesse novo ciclo de crescimento uma oportunidade única para fortalecer sua atuação no segmento midscale, investindo em empreendimentos com área de lazer, de convenções e de bem estar, qualificando ainda mais o produto, e em projetos de multipropriedade — formatos cada vez mais valorizados por viajantes que buscam conforto aliado à praticidade.

Com mais de 25 empreendimentos concluídos desde sua fundação, em 2009, a STX tem concentrado seus esforços em áreas com alto potencial de retorno e fluxo turístico consolidado. Em São Paulo, a aposta da empresa está em regiões estratégicas como Pinheiros, Perdizes e o eixo da 23 de Maio, próximo ao Parque Ibirapuera e ao Aeroporto de Congonhas. Ali, já está em construção um novo empreendimento com 380 quartos, enquanto outra unidade do Wyndham, com 350 quartos, está sendo erguida ao lado do Allianz Parque — um dos principais palcos de shows e grandes eventos do país — e deverá ser concluída no final de 2025. A localização estratégica reforça o potencial do projeto para fortalecer a hotelaria local, impulsionando o turismo de entretenimento e negócios na região. A empresa também foi responsável pela instalação do moderno Ibis Centro SP, que é um marco da revitalização da área.

A STX já mantém parcerias com redes hoteleiras globais como Accor, Ibis, Wyndham e Hilton, e pretende expandir esse leque, aproveitando o bom momento para firmar novos acordos com marcas interessadas no mercado brasileiro. Atualmente, a empresa está concluindo a seleção da operadora hoteleira para o empreendimento de Pinheiros que despertou o interesse de novos grupos de investidores internacionais.

STX está concluindo a seleção da operadora hoteleira para o empreendimento de Pinheiros que despertou o interesse de novos grupos de investidores internacionais – crédito divulgação

No Rio de Janeiro, a empresa foi pioneira nos investimentos no Porto Maravilha, com o edifício Port Corporate e o hotel Intercity. Também assina empreendimentos icônicos como o Hilton Barra e o Wyndham Rio Barra, além do Days Inn, na Lapa.

Segundo Marcelo Conde, CEO da STX, o cenário de retomada do turismo e o aumento da visibilidade do Brasil no mercado internacional têm atraído olhares atentos de fundos e investidores estrangeiros, especialmente da Ásia.

“Estamos finalizando negociações importantes com novos grupos hoteleiros internacionais para ampliar nosso portfólio e consolidar a presença em destinos estratégicos. A expectativa é alcançar um VGV de R$ 2 bilhões nos próximos projetos”, afirma o executivo.