A convite da Embratur e Seabre, comunicadores norte-americanos, britânicos, argentinos e chilenos acompanharam uma agenda intensa nos festejos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador
Maior festa popular do planeta, o Carnaval brasileiro recebeu 228.870 mil turistas internacionais em 2024, 4,5% a mais que nos festejos anteriores. Segundo informações levantadas pela Gerência de Inteligência de Dados da Embratur, a estimativa é que a folia ao redor do país tenha injetado, este ano, US$ 143,5 milhões (R$ 909,2 milhões) na economia brasileira, considerando os impactos diretos e indiretos. O valor supera em 6% o registrado no ano passado, quando os foliões estrangeiros gastaram US$ 134,9 milhões nos festejos momescos.
“O Carnaval é a expressão da cultura popular brasileira mais conhecida internacionalmente e representa o que temos de melhor, a nossa alegria e nossa diversidade. Foi isso que encantou os jornalistas dos Estados Unidos, Europa e América Latina, que trouxemos pra viver de perto e falar em seus países sobre essa experiência que só existe no Brasil”, declarou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, citando as três press trips promovidas pela Agência, em parceria com o Sebrae, em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
Os turistas internacionais participaram, em sua maioria, do Carnaval do Rio (68.890 pessoas). O segundo estado com maior presença desse folião vindo do exterior foi São Paulo (48.978), seguido de Minas Gerais (31.355), Bahia (19.683) e de Pernambuco (7.553). Os demais estados contaram com a presença de 52.411 mil foliões de fora do país.
O Rio foi o estado que mais teve impacto na economia, sendo R$ 273,6 milhões (30,1%) gastos pelos visitantes internacionais. Em seguida estão São Paulo, com R$ 194,5 milhões (21,4%); Minas Gerais, com R$ 124,5 milhões (13,7%); Bahia, com R$ 78,1 milhões (8,6%); e Pernambuco, com R$ 30 milhões (3,3%).
Press trips
Entre suspiros de “incrível” e afirmações de “melhor experiência da minha vida”, a nossa maior festa surpreendeu 15 comunicadores norte-americanos, britânicos, argentinos e chilenos que participaram das press trips de Carnaval promovidas pela Embratur junto com o Sebrae. As cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador foram as escolhidas para os jornalistas viverem intensamente a experiência e, depois, relatar tudo em seus países.
Na sua primeira vez em Salvador e também no Carnaval brasileiro, a comunicadora norte-americana Shea Peters se surpreendeu com a magnitude da festa. “Eu não tinha ideia que tinha tanta gente e que Salvador era uma cidade tão iluminada. Acho esse lugar incrível. A comida, as pessoas, as cores. É uma cidade linda, um país lindo. Tudo é incrível”, comentou.
O intuito das press trips é que os comunicadores vivam a experiência do Carnaval e compreendam a importância do “maior espetáculo da Terra” para o Brasil, desde uma perspectiva cultural até o impacto social e econômico que o feriado gera no país, além de conhecerem de perto um dos grandes ativos do nosso povo: a alegria. A partir dessas experiências, eles poderão mostrar ao mundo os destinos brasileiros e atrair ainda mais visitantes estrangeiros nos próximos anos.
Segundo o presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau, Carlos Werneck, o roteiro da programação foi planejado com base no lifestyle carioca, abordando os principais pontos turísticos, experiências e jornadas gastronômicas. “Apoiar ações como esta faz parte do escopo de nossa atuação, uma vez que reconhecemos o importante papel da imprensa internacional na promoção do destino, especialmente por veículos com alcance tão expressivo no mercado europeu, importante emissor de turistas para o Brasil e para o nosso Rio”, afirmou.
Destinos
Em 2023, o Brasil voltou aos patamares pré-pandemia em número de turistas internacionais, com cerca de 6 milhões de visitantes. O país também bateu recorde de entrada de recursos, da ordem de US$ 6,9 bilhões, o equivalente a R$ 34,5 bi (maior da série histórica iniciada em 1995).
A Embratur vê os mercados latino-americano, norte-americano e britânico como estratégicos para aumentar o número de visitantes internacionais. Por isso, a escolha de comunicadores dos Estados Unidos, Reino Unido, Argentina e Chile para viver o Carnaval do Brasil de pertinho.
Principal emissor para o Brasil, a Argentina representa 31,37% do total de turistas estrangeiros que nos visitaram em 2023, enquanto os vizinhos chilenos, com 7,64%, são o terceiro maior emissor. Dos EUA – segundo país que mais envia turistas para os nossos destinos –, 668.478 turistas estiveram no Brasil, 52% a mais em comparação com 2022. Já o Reino Unido representa 2,17% do total de turistas estrangeiros ao Brasil (130.239 mil pessoas em 2023), nono no ranking segundo a Gerência de Inteligência de Dados da Embratur.