Com o recesso do meio do ano, as famílias brasileiras começam a se programar para viajar
Quando o primeiro semestre do ano chega ao fim, as crianças e adolescentes recebem a liberação para o recesso escolar, assim, pais e responsáveis começam a programar a viagem do meio do ano. Um estudo do Booking.com revelou que, com a chegada do mês de junho, as buscas por passagens aéreas para pessoas com este perfil cresceram cerca de 112%. Além disso, o dado complementa um estudo do Ministério do Turismo que revelou que 55% das viagens realizadas pelos brasileiros são na companhia de parentes.
Patrícia Guedes, especialista em viagens e fundadora do site Passagens Imperdíveis, analisa esses dados. “Realmente, com a chegada do meio do ano, as crianças ficam de férias, os pais conseguem liberação do trabalho e, diante dos primeiros 6 meses do ano vencidos, as famílias querem viajar e descansar. E não tem nada melhor do que fazer isso perto de quem a gente ama, né? Está no DNA do brasileiro se reunir e estar junto, ainda mais nos momentos de férias”, explica.
Ainda conforme apontou o levantamento do Booking, a maioria dos destinos buscados pelas famílias são: Santo Amaro (Maranhão), Ubatuba (São Paulo), Ilhabela (São Paulo), Balneário Camboriú (Santa Catarina) e Arraial d’Ajuda (Bahia). De acordo com a pesquisa, esses destinos serão visitados entre junho e agosto.
A especialista ainda explica que, nesse período, é comum a escolha por destinos de praia. “Para muitos, a praia é sinônimo de descanso. Ali, os pequenos conseguem brincar, comer e se divertir. Os pais também conseguem relaxar, tomar sol e aproveitar os petiscos. Então, é a combinação ideal de destino para as famílias. Além disso, esses destinos possuem uma gama enorme de outras atrações e passeios para as famílias aproveitarem as férias”, finaliza.
Patrícia Guedes ainda sugere algumas dicas importantes para famílias que irão viajar com os filhos, durante o mês de julho:
- Documentação: verifique se todos os documentos estão em dia, especialmente passaportes e vistos, se necessário;
- Bagagem: faça uma lista de itens essenciais, incluindo roupas adequadas ao clima do destino, brinquedos e lanches.
- Vacinas e saúde: consulte um pediatra para assegurar que as vacinas dos filhos estão atualizadas e leve medicamentos de uso contínuo;
- Fotografias: incentive as crianças a tirarem fotos e escreverem sobre a viagem, criando um álbum de memórias juntos