Notícias

Campos do Jordão ganha destaque com artesanato inovador: madeira descartada vira arte decorativa

Thiago Carneiro transforma troncos e galhos encontrados em trilhas e sobras de construções em esculturas e acessórios e se torna exemplo de trabalho sustentável na cidade

Hoje (19) é comemorado o Dia do Artesão e Campos do Jordão, conhecida como a cidade mais alta do Brasil, famosa por suas paisagens deslumbrantes e clima ameno o ano todo, também é um berço de talentos artísticos que valorizam uma vida com menos impacto ambiental. Entre eles, destaca-se Thiago Carneiro, um artesão local, que tem ganhado notoriedade por sua habilidade em transformar madeira descartada em peças únicas de decoração.

O trabalho dele exemplifica a união entre criatividade, tradição e respeito à natureza. O artista é da terceira geração de carpinteiros e decidiu utilizar essa experiência para esculpir suas peças. “Meu avô foi um dos primeiros carpinteiros da família; a porta do Palácio do Governador, localizado no bairro Alto da Boa Vista, foi ele quem fez em 1940. O meu pai seguiu os mesmos passos e eu trabalhei com isso por 27 anos. Depois, percebi que não era o caminho que queria seguir e migrei para a arte”, relata.

Cada pessoa que adquire uma peça leva um pedaço da Serra
Divulgação

Aos 32 anos, Thiago iniciou a sua jornada no meio artístico. Autodidata, ele foi desvendando as suas habilidades no universo da tornearia, com o intuito de criar peças únicas, que fugissem das propostas tradicionais já existentes. “O meu foco sempre foi criar algo que ninguém havia pensado ou planejado. Acredito que isso trouxe bastante destaque para as minhas obras”, completa o artesão. 

Thiago utiliza as madeiras que seriam descartadas, desde troncos e galhos encontrados em trilhas até sobras de podas legais, e cria esculturas e acessórios com um design exclusivo. “O princípio das minhas obras é estar a favor da natureza, com peças orgânicas que trazem lembranças das montanhas da Mantiqueira. Olho para um pedaço de madeira e imagino o desenho que vai surgir. Uso o que a natureza oferece, sem comprar matéria-prima. Sou apaixonado pela Mantiqueira e seu relevo, e isso se reflete em minhas criações, como uma peça com bordas irregulares inspiradas na região. Quando alguém adquire uma obra, leva para casa um pedaço dessa terra, feito por alguém daqui”, complementa.

Obra de Thiago Carneiro, artesão de Campos do Jordão
Divulgação

Todas as peças do artista recebem tratamento especial, com óleo extraído da Amazônia, para manter a qualidade e a durabilidade dos artesanatos. Em grande maioria, as suas obras são potes decorativos, pequenos e grandes, e colheres de formato orgânico, que conservam os cernes originais dos galhos das árvores, favorecendo a durabilidade e a resistência dessas peças. Os utensílios fazem bastante sucesso para os turistas estrangeiros que visitam a região. “Hoje, as colheres que eu produzo já estão presentes em mais de 18 países, como Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Nova Zelândia e Portugal.”

As artes de Campos do Jordão têm atraído a atenção de turistas e moradores da região, que apreciam o valor artístico e a preocupação com o meio ambiente. Além de decorar ambientes residenciais, hoteleiros e comerciais, as criações trazem consigo uma mensagem sobre a importância do reaproveitamento de materiais.

Thiago Carneiro cria peças inspiradas na Serra da Mantiqueira
Divulgação

“O que para muitos é apenas um pedaço de madeira sem valor, para os artistas é o começo de uma nova criação. A dedicação ao ofício é evidente em cada detalhe, preservando as características naturais da madeira, como texturas e formas. Nosso destino valoriza a natureza, e isso é replicado nos diversos talentos que temos espalhados pela cidade”, comenta Rafael Marcandali, diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão.

Thiago utiliza as madeiras que seriam descartadas, desde troncos e galhos encontrados em trilhas até sobras de podas legais, e cria esculturas e acessórios com um design exclusivo
Divulgação

Para mais informações sobre o trabalho de Thiago Carneiro e como adquirir suas criações, acompanhe as redes sociais @carneirocarapina. Confira também as novidades de Campos do Jordão e acesse os perfis oficiais no Instagram (@aproveitecamposdojordao), YouTube (@AproveiteCamposdoJordao), Pinterest (@aproveitecamposdojordao), Tiktok (@aproveitecamposdojordao), Facebook (link) e LinkedIn (link).