Ícone da cultura carioca e brasileira, a antiga casa de espetáculos ganhará espaço interativo dedicado à história do Canecão e da música, com acervos audiovisuais e documentais.
O lendário Canecão, que está sendo revitalizado e prestes a renascer no Rio de Janeiro, acaba de anunciar novos detalhes que farão parte do novo complexo multicultural. Como parte do projeto grandioso, assinado pelo arquiteto João Niemeyer, o Consórcio Bonus Klefer, composto pelas empresas Bonus Track Entretenimento e KLEFER, responsável pela concessão, divulga mais uma grande novidade para a tão esperada retomada do Canecão: um espaço idealizado por Marcello Dantas, referência no Brasil em direção artística e curadoria.
O Museu da Música irá ocupar um espaço de 1.000m² dentro do novo complexo multicultural e será um ambiente dedicado a contar a história do Canecão e da música popular brasileira e mundial. O espaço será o primeiro do Brasil 100% dedicado à história da música, com experiências exclusivas que irão criar um arco completo da trajetória musical do país e do mundo. O ambiente irá unir também, através da tecnologia, músicos e artistas nacionais e internacionais, de diferentes gerações, que nunca estiveram juntos em um palco.
Como ponto de partida, será utilizado um acervo exclusivo do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), que possui um material extenso da casa, doado pelos fundadores do Canecão. O anúncio do nome de Marcello Dantas como idealizador do espaço traz ainda mais expectativas. Com mais de 30 anos de carreira, Dantas já realizou mais de 250 exposições, concebeu 15 museus e diversos documentários no Brasil e no mundo.
“Marcello Dantas tem um currículo impecável e estamos muito felizes em fechar mais essa parceria para a concepção do projeto do Canecão. Temos especialistas muito sérios e competentes ao nosso redor e com ele não poderia ser diferente. Em sua trajetória profissional, Marcello tem desenvolvido projetos com uma gramática visual extremamente imersiva e essa é exatamente a ideia para o nosso Museu. Queremos enfatizar a sensorialidade e a percepção do espectador. Será uma grande homenagem à música brasileira e mundial e à altura da importância do Canecão. Nosso objetivo é preservar, enaltecer e dar continuidade ao palco mais importante do país”, conta Andre Torós, CEO do consórcio Bonus Klefer.
O curador também fez questão de comentar sobre o desafio e importância da concepção do novo espaço. “Um país tão musical como o nosso nunca investiu em um espaço totalmente dedicado à música e à sua história. E isso é inacreditável. Afinal de contas, a música popular brasileira é a forma de expressão mais legítima do país. Com o Museu da Música do Canecão, isso será possível. Meu desejo é criar um lugar que inspire pessoas a quererem mais música em suas vidas”, diz Marcello Dantas.
CRÉDITO IMAGENS:
- Fotos ilustrativas projeto Canecão: Divulgação Bonus Klefer
- Foto Marcello Dantas, curador do Museu da Música: Tinko Czetwertynski
- Foto Andre Torós, CEO do consórcio Bonus Klefer, com maquete do novo projeto Canecão: Alexander Landau