Aeroportos da Infraero esperam 118 passageiros no feriado de 2024
Para evitar mais despesas na hora do embarque, o viajante precisa estar atento às regras das malas nos voos. De acordo com relatório da Infraero desta semana, são esperados cerca de 118 mil passageiros para embarque até 15 de fevereiro, feriado prolongado de Carnaval.
“Hoje, não há mais mala garantida para despachar. O viajante tem que checar na hora da compra se aquela tarifa inclui a bagagem. E terá que pagar à parte, caso não inclua. Já para levar a bordo, todos podem levar uma mala de até 10 kg mais um item pessoal”, conta Andrea Miramontes, influencer de viagens no @ladobviagem, com mais de 57 mil seguidores, e autora do e-book Direito do Viajante – 7 regras aéras que você deve saber.
A mala de bordo deve ainda estar dentro do tamanho exigido pela companhia aérea, que poderá medi-la na hora do embarque. Normalmente, o tamanho permitido é de 35 cm de comprimento, 25 de largura e 55 cm de altura. Mas pode variar de acordo com a companhia aérea.
“Cheque a regra no site da aérea antes de ir para o aeroporto. É muito comum o funcionário da companhia ter uma caixa de molde na qual tenta encaixar a mala, para medir, e, caso não esteja no tamanho certo, o viajante terá que pagar para despachar”, avisa a especialista.
Há ainda regras do que pode levar dentro da mala de mão. “Caso o voo seja internacional, não podem ter líquidos acima de 100 ml dentro dela. Eles serão retirados. Já vi muita gente perder perfumes caros por causa disso”, conta Andrea.
Para quem vai viajar só com a mala de bordo algumas dicas são essenciais para ganhar espaço, obedecer o peso e conseguir levar mais itens. “Para caber mais coisas, é interessante ter sacos organizadores a vácuo, que otimizam o espaço. Outras dicas são usar bolsos de roupas para colocar itens e reavaliar o uso de peças pesadas, como calça jeans e botas. Substitua-os”, finaliza Andrea Miramontes.
O e-book Direito do viajante – 7 regras aéreas que você deve saber revela direitos básicos para passageiros aéreos. O guia é vendido pela Hotmart por 58,40 reais, e os seguidores @ladobviagem têm 30% de desconto até o final do Carnaval, com cupom a ser solicitado por DM no Instagram.
Andrea também é autora do Guia de Viagem Pet Friendly, que tem renda voltada para proteção animal
Andrea Miramontes é jornalista especializada em viagens há 24 anos @andreamiramontes.real, influenciadora no @ladobviagem, plataforma com site e redes sociais que inspiram viagens incríveis, passeios éticos com animais, roteiros veganos e vegetarianos pelo mundo e de viagens liberais.
A jornalista já recebeu prêmios em sua área. Andrea também já foi advogada e responde a dúvidas dos seguidores sobre direitos dos viajantes e seguidores nas suas plataformas: Instagram, Youtube e site.
Trabalha voluntariamente como protetora de animais com o projeto @patasaoalto – site e redes sociais, que existe há 16 anos.
Crédito das fotos: Divulgação