Trabalhos de melhoria na infraestrutura vão gerar cerca de 215 empregos diretos
A CCR Aeroportos informa que as obras de melhoria no Aeroporto de Petrolina (PNZ) já começaram. Como administradora do aeroporto desde maio de 2022, a empresa está empenhada em aprimorar as instalações, criar uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento econômico da região do Vale do São Francisco e oferecer uma melhor experiência de viagem aos passageiros.
As intervenções estruturais previstas são as seguintes:
- Reforma e ampliação do Terminal de Passageiros
- Execução de instalações elétricas no TPS
- Implantação de Estação de Tratamento de Esgoto;
- Ampliação da profundidade do pátio de aeronaves;
- Adequação de sinalização de pátio para 6 posições C;
- Implantação de PAPI (Sistema de Ajuda Visual à Navegação Aérea) na cabeceira 31;- Drenagem, iluminação e sinalização da PPD
A obra tem o objetivo de aumentar a segurança operacional, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.
O investimento total para estas intervenções está estimado em R$ 56 milhões. Além disso, esse projeto contribuirá significativamente para a economia local, gerando cerca de 215 empregos diretos durante a fase de construção.
A expectativa é concluir esta série de melhorias no aeroporto até o final de 2024. Durante todo o período de obras, a CCR Aeroportos se empenhará para minimizar os transtornos aos passageiros e vai manter uma comunicação transparente sobre o andamento dos trabalhos.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13), no Aeroporto de Petrolina, em solenidade que contou com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do prefeito de Petrolina, Simão Durando, e do CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.
“O Aeroporto de Petrolina é porta de entrada para as belezas do sertão nordestino e para o ambiente de negócios desta região, que só tem crescido e possui boas perspectivas ao horizonte. Com a realização da obra, estamos entusiasmados em impulsionar o potencial econômico e turístico da região, proporcionando uma experiência aeroportuária de excelência para passageiros e parceiros comerciais”, diz o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.
“A obra vai ser praticamente um novo aeroporto que vai ser construído em Petrolina. Hoje temos 3,5 mil metros de área construída, (depois da obra) o terminal terá mais 2 mil metros de área construída, sendo requalificado para atender bem o passageiro. E além de olhar o turismo de lazer que a região atrai, temos também a força do turismo de negócios. É importante que tenhamos um aeroporto estruturado”, declarou durante o evento o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Já o prefeito de Petrolina, Simão Durando, comemorou o lançamento como um dia histórico para a cidade. “Petrolina é, segundo o IBGE, a terceira maior cidade de Pernambuco e, segundo o Caged, a que mais gera empregos no estado. E que tem crescido muito com a nossa mola propulsora, que é a agricultura irrigada. A cidade crescendo, o aeroporto precisava acompanhar esse crescimento. Esse recurso vai melhorar muito a estrutura do transporte aeroviário da cidade. E vai tornar mais próximo a volta dos voos cargueiros, imprescindíveis para a fruticultura, para o escoamento da produção. Isso vai gerar oportunidades de negócios.”
Melhorias em 15 aeroportos
Além do Aeroporto de Petrolina, a CCR Aeroportos realiza, de forma simultânea, obras de melhorias na infraestrutura em outros 14 aeroportos que estão sob sua administração no Brasil: Goiânia (GYN), São Luís (SLZ), Imperatriz (IMP), Teresina (THE), Palmas (PMW), Curitiba (CWB), Foz do Iguaçu (IGU), Londrina (LDB), Bacacheri (BFH), Navegantes ( NVT), Joinville (JOI), Bagé (BGX), Pelotas (PET) e Uruguaiana (URG). A empresa contratada para executar os serviços é a HTB Engenharia e Construção. A previsão é que as obras em todos estes aeroportos sejam concluídas até o final de 2024. O investimento total é de R$ 1,8 bilhão. Cerca de 2,3 mil empregos diretos serão gerados.