Enoteca Brasileira

Cinco rótulos imperdíveis

Por: Ludmila Rettore

Conhecer bons rótulos brasileiros é sempre uma experiência gratificante. Nessa edição, te convido para um “tour” medalhado por diferentes regiões brasileiras: rótulos premiados em concursos e avaliações nacionais e internacionais, que surpreendem em excelência e comprovam o quanto nossa produção brasileira tem se destacado.

(AGÊNCIA 4 DIMENSÕES)

1 –  Bárbara Eliodora Syrah 2021 (Sul de Minas Gerais)

Elaborado com uvas cultivadas a 850m de altitude e colheita de inverno, apresenta coloração vermelho rubi, com reflexos violáceos. Aromas típicos de frutas vermelhas, geleia de amora e especiarias. Medalha de Ouro no Mundial de Bruxellas, esse ano, na Bélgica.

2- Amitié Chardonnay Oak Barrel 2020 (Campanha Gaúcha)

Edição limada com apenas 6500 garrafas, produzido pela Vinícola Amitié. Medalha de Ouro na França, como Chardonnay du Monde 2022, com passagem por barrica de carvalho, um vinho surpreendente, que apresenta notas amanteigadas e frutas cítricas.

3- Miolo Testardi Syrah 2020 (Vale do São Francisco)

Em italiano, Testardi significa teimoso, o que retrata a persistência necessária para se elaborar um grande vinho no sertão. Um vinho estruturado, de aromas complexos, com potencial de guarda e que surpreende em todos os aspectos.

Vencedor na categoria Tinto Nacional Top Ten Expovinis 2021.

4- Pericó Basaltino Pinot Noir 2017 (Serra Catarinense)

Frutas Típicas vermelhas da casta bem presentes, acidez equilibrada e caninos sedosos. A vinícola Pericó aproveita o terroir do Vale do Pericó para elaborar vinhos finos, produzidos a partir de castas francesas, em um dos pontos mais altos de Santa Catarina, a 1.300 metros de altitude.Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil.

5- Entre Rios Terroir 2021 (Ribeirão Preto – SP)

Produzido pela vinícola Terras Altas, parte do vinho passa por 12 meses em barricas de carvalho francês. A coloração é rubi intensa e apresenta aromas de frutas vermelhas, coco e amêndoas. Premiado com Medalha de Ouro no Mundial de Bruxellas, e prata, no Decanter World Wine Awards, esse ano.

*Valores e disponibilidade nos sites das respectivas Vinícolas.