Unidade da Organização Mundial do Turismo servirá como polo de desenvolvimento de políticas para o turismo da região
Um espaço de 500 m2, com vista privilegiada do Rio de Janeiro, sediará a partir desta quinta-feira (14.12) o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para as Américas e Caribe. E é desse espaço que consultores brasileiros e estrangeiros irão pensar nas melhores ações e políticas para impulsionar o turismo em toda a região, promovendo o desenvolvimento econômico e social dos países atendidos.
A inauguração da unidade contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino; do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do presidente do Sistema Fecomercio-RJ; Antonio Florencio de Queiroz Junior; da ministra do Turismo do Paraguai, Angelita Duarte de Melillo; do vice-ministro do Turismo do Uruguai, Remo Monzeglio; da subsecretária de Turismo do Chile, Veronica Pilar Pardo Lagos, além de parlamentares e investidores.
O ministro Celso Sabino e o presidente do Sistema Fecomercio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, assinaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de trabalhar para contribuir com o desenvolvimento do turismo no país, por meio do compartilhamento de conhecimentos, expertise e tecnologias para o fortalecimento das premissas instituídas no Pacto Global das Nações Unidas – consubstanciadas nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação permitirá que o Brasil se posicione como um protagonista nas políticas de desenvolvimento sustentável para o turismo no mercado nacional e internacional.
“Hoje, todos nós brasileiros estamos muito honrados em receber a OMT no nosso país, e gostaria de agradecer ao secretário-geral Zurab Pololikashvili pelo suporte que tem dado para o desenvolvimento do turismo na América do Sul. Com o escritório da OMT aqui, teremos os melhores técnicos do mundo pensando em planejamento, qualificação turística, promoção, descoberta de novas rotas e destinos e também em formas de atrair mais investimentos. Vamos fazer com que toda a nossa região viva a experiência da transformação por meio do turismo”, exaltou o ministro Celso Sabino.
“Hoje é um dia histórico para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Quero parabenizar o ministro Celso Sabino por essa conquista e o governo Lula por estar retomando os laços internacionais do nosso país. O Rio de Janeiro é símbolo do Brasil no mundo, e essa parceria com a OMT será estratégica para nosso país ser mais competitivo no turismo internacional, gerando mais emprego, renda e prosperidade para todos os brasileiros”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
ESTRUTURA – A sede da OMT, localizada em um prédio da Fecomercio-RJ, no Centro do Rio de Janeiro, em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil, contará com 24 estações de trabalho individuais para a equipe de consultores, salas de reunião e, também, salas privativas para o diretor do escritório no Brasil e o representante da OMT no país.
“É um grande dia para o turismo das Américas. Muitos países queriam abrir um escritório regional, mas o Cristo queria que a OMT estivesse aqui e o Rio de Janeiro é um grande exemplo, com muitas oportunidades para crescer. Por isso, estamos comprometidos e vamos trabalhar para impulsionar o setor e criar novos postos de trabalho de turismo, que é nosso maior objetivo. Esse é um dia muito emotivo, agradeço a todo o governo brasileiro e vamos fazer muitas coisas em conjunto para melhorar a vida daqueles que trabalham com o turismo”, comentou Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT.
PARCERIA – “Hoje, estamos celebrando aqui uma conquista da qual a Fecomercio-RJ se orgulha muito por ter defendido a vinda do escritório da OMT para o Rio de Janeiro. Essa instalação é uma grande conquista para o Rio e para o Brasil e nos trará múltiplos desafios, a começar pelo dever que todos temos em avançar firmemente no cumprimento das diretrizes estabelecidas no Pacto Global da ONU, do qual somos signatários conscientes. O turismo pode oferecer grandes contribuições para a descarbonização do planeta e para o comprometimento com a sustentabilidade”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
AÇÕES PREVISTAS – Dar continuidade às atividades da OMT em âmbito regional; desenvolver ações relacionadas à promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível; promover a integração do turismo na agenda global; melhorar a competitividade do turismo e construir parcerias para fortalecer a atividade, entre outras.
Crédito da foto: Pixabay