Organização da prova, marcada para o dia 7 de abril, realiza melhorias em percursos de 9km e 14km, que passam por trilhas administradas pela MOVE
Dono de uma natureza exuberante e considerado um lugar privilegiado para a prática de esportes ao ar livre, Monte Verde (MG) está intensificando os preparativos para o desafio “Trail Running Serra dos Poncianos”, marcado para o dia 7 de abril e que terá percursos de 9km e 14km, distâncias nas quais os participantes poderão contemplar belas paisagens enquanto correm para superar as altitudes e as dificuldades dos trajetos.
Organizada pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) em conjunto com a Pousada Águia da Montanha, associada da entidade, e a Campo Escola Montanhismo, a prova no distrito de Camanducaia está com inscrições abertas até o dia 6 de abril, no site do evento, e as trilhas que abrigarão as disputas da competição estão ganhando melhorias para os participantes poderem percorrê-las com as melhores condições possíveis.
O fato foi destacado por Eliomar Miranda, guarda-parque da MOVE que participará da prova como corredor e no último dia 20 de janeiro venceu a categoria 10km do 8º Desafio Trail Running Pedra 0m, em Monteiro Lobato (SP). A corrida terá os seus percursos passando pelas áreas das trilhas do Platô e do Chapéu do Bispo, que estão sob gestão da Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região, que neste ano já atuou como uma das organizadoras do passeio ciclístico “Pedal Luz”, realizado em 14 de janeiro e prestigiado por 155 inscritos de 14 cidades diferentes, de São Paulo e Minas Gerais.
“Por aqui já começamos os trabalhos de manejo no percurso da prova, que incluem limpeza, contenções nas trilhas e marcações dos trajetos”, afirma Miranda, que também exalta o interesse despertado pelo evento em atletas, especialistas em corridas em grandes altitudes, cuja participação elevará o nível das disputas do desafio “Trail Running Serra dos Poncianos”. “Contamos com a presença de alguns corredores de elite de Passa Quatro (MG), onde está localizada a Serra Fina, com o 4º maior pico do Brasil, a Pedra da Mina”, revela.
Incentivo à prática esportiva com vagas gratuitas a alunos
Se o passeio ciclístico “Pedal Luz” teve caráter beneficente ao arrecadar doações de alimentos e itens de higiene pessoal que foram destinados ao abrigo de Camanducaia, a organização da prova de trail running em Monte Verde também está desempenhando um papel social importante ao estimular os alunos das escolas do município a participarem, sem custos, do evento de 7 de abril.
“Estamos implementando um programa de apoio aos jovens dos colégios locais, oferecendo vagas gratuitas para a corrida como um incentivo à prática esportiva. Já visitamos cinco escolas, sendo a última delas a estadual Verner Grinberg nesta última sexta-feira (dia 8). Ainda é esperada uma melhor adesão dos estudantes, mas deverão ser disponibilizadas cerca de dez inscrições, por instituição de ensino, para quem quiser correr o ‘Trail Running Serra dos Poncianos'”, ressalta Miranda.
Largada a 1.500m de altitude é diferencial desafiador
O desafio de “Trail Running Serra dos Poncianos” é uma prova aberta para a participação de atletas iniciantes, amadores e de elite. Na disputa com percurso de 9 km, que passa por diferentes tipos de terrenos, os competidores subirão mais de 450 metros ao longo da corrida. Já no trajeto de 14 km, voltado a corredores mais experientes, os participantes precisarão encarar as dificuldades das trilhas mais desafiadoras de Monte Verde e ultrapassarão os 600 metros de altimetria.
Ao projetar o evento, o ultramaratonista e empresário Hamilton Miragaia, diretor técnico da prova, ressalta que a disputa traz o diferencial de já começar no alto da montanha, onde o ar é mais rarefeito e exige uma preparação diferente da que é feita, por exemplo, para uma corrida ao nível do mar.
“A atmosfera de Monte Verde é um grande atrativo desta corrida, pois lá o participante já larga na montanha, a 1.500 metros de altitude, e vai chegar a 2.000 metros durante a prova. Isso implica em uma certa responsabilidade tanto para os corredores quanto para os organizadores, pois quem corre nessas condições de altimetria precisa ser autossuficiente e saber lidar com a situação de risco”, enfatiza Miragaia, que ainda destaca o fato de que, pela primeira vez, ocorrerá um desafio de trail running no distrito, onde normalmente os percursos são feitos em caminhadas.
“É um evento inédito, que será realizado em trilhas que nunca foram utilizadas para o trail running, mas sim só para o hiking, que são as caminhadas. E para os corredores será uma oportunidade de estar em um ambiente de montanha proporcionado por essa atmosfera de Monte Verde, um lugar agradável e que oferece a visão das paisagens que ficam na divisa entre dois estados, pois os participantes poderão desfrutar tanto da natureza do Vale do Paraíba, de São Paulo, quanto a vista do outro lado, no Sul de Minas”, reforça o diretor da prova.
Aos interessados em viajar até Monte Verde para participar da prova, um outro incentivo interessante é o desconto de 50% no preço da hospedagem para quem fechar a reserva de duas diárias, no final de semana do evento, no Fazenda Hotel Itapuá, no Hotel Meissner Hof ou na Pousada Águia da Montanha.
Além de ter a MOVE como uma de suas organizadoras, o desafio “Trail Running Serra dos Poncianos” conta com o apoio da Prefeitura de Camanducaia, da Associação Monte Verde de Esportes de Montanha, da Associação Serra dos Poncianos e da Associação Comercial de Monte Verde.