Punta del Este foi cenário para imersão de 100 empresas do setor, que tiveram formação sobre sucessão familiar para a perpetuidade dos negócios

Uma programação voltada ao negócio, turismo, cultura e gastronomia fez a diferença para um grupo de lideranças. O Projeto Sucessores – Líderes do Amanhã, evento temático sobre Sucessão Familiar, realizado em Punta del Este, no Uruguai, proporcionou uma experiência cultural durante a atividade que aconteceu de 17 a 20 de março. Com apoio do Ministério do Turismo do Uruguai, o projeto foi considerado um “evento de interesse púbico”, pela sua grandiosidade, tanto na parte formativa quanto cultural.
A atividade foi promovida pela Atlas, empresa gaúcha referência em produtos para pintura, construção e casa no Enjoy Punta del Este Resort y Casino. Visita à vinícola, curso de vinhos e passeios culturais, como ao o Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry (MACA), compuseram o ambiente para a troca de conhecimentos e ideias para além das conexões empresariais.A escolha do Uruguai para a realização do evento, segundo o diretor geral da Atlas, Marcio Atz, foi estratégica. “A ideia foi proporcionar o acesso à boa cultura uruguaia, com experiências memoráveis a grandes pontos turísticos da cidade. Além dos encontros de networking profissional nos outros dias do evento, os grandes líderes tiveram a oportunidade de fazer uma imersão completa na gastronomia e cultura do Uruguai, país tão importante da América do Sul”, reforça.
“Receber os grandes líderes do setor aqui é um grande desafio, temos a vocação de ser uma terra de encontros. Para o Uruguai, é de extrema importância receber este evento devido à movimentação turística e econômica, e pelas relações que temos com o Brasil”, diz Martín Laventure, diretor de Turismo de Maldonado.
Da mesma forma, Javier Azcurra, Diretor do Hotel Enjoy, se mostrou contente ao poder receber tantos brasileiros. Foi uma honra, diz ele, ter reunido representantes de um setor econômico tão importante, e especialmente poder proporcionar a alguns estar em Punta del Este pela primeira vez. “O que pudemos ver é algo muito enriquecedor para todos, negócios, networking, aprendizados. E tudo isso em um ambiente incrível com um pôr-do-sol maravilhoso”, afirma, ao se mostrar muito contente com a possibilidade de mostrar a cultura local através dos vinhos, música e gastronomia.

Integração com sabor único
Um dos pontos altos da programação gastronômica foi o curso A Identidade do Vinho Uruguaio – Muito Além do Tannat, ministrado pelo sommelier Jerónimo Tellarini, diretor da Escola de Sommeliers do Uruguai. Para o sommelier, inserir estas experiências gastronômicas e culturais no roteiro do Projeto Sucessores foi uma oportunidade de ir muito além de conhecer os vinhos do Uruguai, mas sim de se aprofundar em experiências de imersão neste universo. “Quando as pessoas têm conhecimento do vinho, se encantam. É como beber um tipo de arte”, comenta Tellarini.

O cronograma contemplou ainda na Vinícola Narbona, onde os convidados degustaram vinhos, queijos, presuntos, doces e pratos típicos locais, como o famoso churrasco uruguaio.
As lideranças que participaram do evento ainda puderam conhecer o MACA, um dos maiores museus a céu aberto do mundo. “Receber no MACA os principais líderes no setor de material de construção do Brasil é interessante, pois eles têm a oportunidade de ver como as obras são criadas antes da venda”, reforça Pablo Atchugarry, artista e fundador do museu.
A imersão cultural contou também com a possibilidade de experimentação da gastronomia local no Muelle 3, tradicional restaurante à beira-mar. Além da formação com a ISE Business School, umas das principais escolas de negócios do mundo, que abordou temas como cultura organizacional, inteligência artificial e formação dos gestores, o evento contou com espaços para vivências sobre o país uruguaio e agendas de networking e fortalecimento do setor. Ainda como parte da programação cultural, os participantes do Projeto Sucessores Líderes do Amanhã puderam ver de perto um show de tango exclusivo no Enjoy Punta del Este, com músicas típicas uruguaias.

Sobre o Projeto Sucessores – Líderes do Amanhã
Por entender que debater a sucessão familiar é um dos maiores desafios das empresas na atualidade, a Atlas, referência em pintura, construção e casa vem trabalhando o tema entre seus clientes alguns anos. O Projeto Sucessores – Líderes do Amanhã foi a edição de 2025 que reuniu, em Punta del Este mais de 100 líderes das principais empresas de atacado e varejo de material de construção do Brasil, além e clientes da América Latina, com apoio do Ministério do Turismo do Uruguai, no Hotel Enjoy. A proposta é gerar e fortalecer relações a partir das reflexões sobre a importância de se discutir os processos de sucessão familiar nas empresas de atacado e varejo do setor.
Sobre a Atlas
A Atlas desenvolve negócios e produtos para pintura, construção e casa há 58 anos. Integrante da Holding InBetta, a empresa possui duas unidades fabris, uma em Esteio/RS (40 mil m2) e outra em Paulista/PE (30 mil m2), além dos centros de distribuição no RS, SP e PE, totalizando 568 colaboradores. Na linha Atlas Pintura e Construção, o portfólio da empresa conta com mais de 1000 itens e na linha Atlas Casa o catálogo chega a 500 opções. Atualmente, a empresa exporta para mais de 50 países da América do Sul e América Central, além de alguns países na América do Norte, Europa e África. Presente em grande parte das lojas de materiais para construção, lojas, ferragens, home centers e lojas de tintas do Brasil e exterior, a Atlas é premiada frequentemente pela busca da qualidade no atendimento a seus clientes, distribuidores, atacadistas, varejistas e consumidores finais.