Imigrantes que escolhem a região como lugar de residência possuem diversos benefícios de aprendizado cultural e inclusivo
No dia 10 de junho, é celebrado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Esse feriado nacional se trata de uma homenagem ao poeta Luís Vaz de Camões, autor de “Os Lusíadas”, a maior obra épica de Portugal, que faleceu na data, em 1580. As celebrações se estendem às comunidades portuguesas na África do Sul e muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares e entregas de medalhas de mérito, fazem parte da programação.
De acordo com Leônia Pinheiro, sócia diretora da CV Assessoria Internacional, empresa especializada em assessoria em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, a riqueza cultural e histórica celebrada no Dia de Portugal reforça a imagem do país como um destino acolhedor e culturalmente forte, ideal para imigrantes brasileiros. “Com sua língua, tradições e valores semelhantes, o país oferece um ambiente familiar e acolhedor, facilitando a integração dos brasileiros que o escolhem como nova residência”, diz.
Vale ressaltar também que existe uma enorme diversidade de culturas, e não somente a brasileira, agregada entre as pessoas que escolhem Portugal como um país para se viver, o que se torna um ponto positivo para quem escolhe o lugar como residência. “Portugal não é apenas um país de belezas naturais e patrimônios históricos, mas também uma nação de braços abertos para quem busca novas oportunidades e uma qualidade de vida elevada”, acrescenta a especialista.
Além do Brasil, outros países com grande representatividade na imigração para Portugal incluem os europeus Reino Unido, Romênia, Ucrânia, Itália e França. Entre os africanos, destacam-se Cabo Verde e Angola e, entre os asiáticos, a Índia e a China. Essa diversidade cultural proporciona a oportunidade de aprender sobre diferentes olhares em relação ao mundo e compreender diversas perspectivas.
“Para as crianças brasileiras que se mudam para Portugal, o ambiente é especialmente enriquecedor. Ali, elas aprendem a respeitar a diversidade cultural desde cedo, reconhecendo e valorizando a vasta gama presente no país”, ressalta Leônia. Para ela, esse aprendizado vai além do mero reconhecimento. Os pequenos aprendem a respeitar as diferenças e a valorizar as diversas expressões e contribuições culturais, em um ambiente que promove a contribuição de diversos grupos e celebra a diversidade.
História do Dia de Portugal
Durante o regime ditatorial do Estado Novo, o dia 10 de junho era celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”. O Estado Novo ocorreu no período entre 1933 até à Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974. Após 25 de abril de 1974, a celebração passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às comunidades portuguesas.
Essa transformação reflete a evolução da região para um país moderno e inclusivo, que valorize suas raízes históricas enquanto abraça o futuro com um espírito de comunidade global.
Sobre Leônia Pinheiro
Leônia Pinheiro é uma empresária com uma sólida formação em Economia e Marketing, que acumulou 20 anos de experiência no mercado financeiro e administrativo no Brasil, trabalhando em multinacionais de renome como ABN Amro Bank, Redecard, Distribuidor Norsa da Coca-Cola Portugal e Buhmara & Romero Consultoria de Marketing. Em seguida, mudou-se para Portugal, onde desempenhou funções importantes, incluindo o cargo de Sócia Diretora na empresa Portugalle Consultoria Internacional desde 2018, bem como na CV Assessoria Internacional. Ao longo de sua trajetória profissional, Leônia assumiu cargos de coordenação e gestão de equipe e processos.
Sobre a CV Assessoria Internacional
A CV Assessoria Internacional é uma empresa especializada em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, fundada com o objetivo de auxiliar seus clientes a concretizar seus sonhos de trabalhar, investir ou residir no exterior.
Para obter mais informações, acesse o site da CV Assessoria Internacional ou o Instagram.