A Inteligência Artificial já é muito utilizada em diversos segmentos e, claro, que o mercado de turismo não poderia ficar de fora, não é mesmo? Confira aqui como a IA pode trazer resultados positivos.
Viajar é uma das melhores coisas que a vida pode proporcionar, você não acha? Cada vez mais as pessoas estão se preocupando em ter momentos de lazer. Com isso, muitas agências de viagens foram surgindo, incluindo franquias e as empresas que só atendem na internet.
É importante salientar que os brasileiros estão cada vez mais conectados e comprando produtos e serviços via online. Assim, a IA passa a ser de grande ajuda e não somente para os consumidores, mas também para as empresas.
E aqueles que possuem uma agência de viagem online, por exemplo, podem utilizar a IA para melhorar as suas vendas. Afinal, a tecnologia contribui com diversas oportunidades para trazer mais resultados ao negócio.
A Inteligência Artificial já é uma realidade para diversos setores e tem agregado muito em vários momentos das empresas. E no caso do turismo, devido ao avanço tecnológico, ferramentas estão sendo disponibilizadas para auxiliar todo o processo de escolha de um destino, por exemplo.
Com isso, os negócios do segmento conseguem trazer uma melhor experiência ao cliente e, consequentemente, impulsionar as suas vendas de pacotes e passagens aéreas.
Para se ter uma ideia da grandiosidade deste setor, a estimativa é que até o final de 2023, o turismo brasileiro movimente mais de R$83 bilhões, de acordo com um levantamento feito pelo IPC Maps.
Veja como aplicar a IA no seu negócio de turismo
O impacto que a implementação da Inteligência Artificial está causando nos negócios online é bastante positivo. E o que ela pode trazer para o seu negócio fará muita diferença, principalmente, nos resultados. Além do mais, ela pode percorrer diversos momentos daquelas pessoas que buscam por produtos na sua agência de viagens.
Em questão de segundos, a IA consegue fazer análises de dados que poderão auxiliar em estratégias ou até mesmo fornecer um pacote exclusivo para a necessidade de cada cliente, por exemplo. Gostou? Então, vamos entender um pouco mais como a IA pode impactar positivamente o mercado de turismo.
1 – Trazer uma experiência diferenciada para o viajante
Um dos principais pontos positivos das agências de viagens que utilizam IA no seu negócio conseguem dar ao viajante uma experiência diferenciada na sua plataforma. Afinal, através de chatbots, que ficam disponíveis 24 por dia e todos os dias da semana, os consumidores poderão tirar as suas dúvidas e buscar por informações que podem ser essenciais para a finalização da compra de um pacote especial de férias.
E não para por aí! A Inteligência Artificial pode ser a responsável por elaborar ofertas personalizadas, incluindo, dicas de destinos, como comprar passagens baratas, atividades para fazer na região, dentre outros pontos, segundo as informações do perfil do cliente.
2 – Proporcionar mais segurança
A segurança é uma das grandes preocupações entre as pessoas, concorda? Neste assunto, a Inteligência Artificial também tem uma solução: o reconhecimento facial durante o processo de embarque. Isso mesmo! Esta tecnologia utilizada em aeroportos pode ajudar, principalmente, na diminuição das filas.
Mas a IA pode ir além quando estamos preocupados com a segurança. A tecnologia pode fazer análise de pessoas que estão com comportamentos estranhos e até mesmo fazer a identificação de ameaças.
3 – Oportunidade de personalização
Mais um ponto em que a IA está trazendo impactos importantes para o setor do turismo é em relação a possibilidade de personalização, principalmente, no momento da compra. Através do avanço de algoritmos, existe a possibilidade de trazer ofertas personalizadas seguindo o comportamento dos clientes.
A personalização pode acontecer com sugestões de destinos especiais até em passeios que podem ser feitos durante a viagem. O mais legal é que a IA fará esta sugestão de forma diferente para cada viajante, de forma rápida, mais assertiva e com um custo menor do que se tivermos uma pessoa nesta função.
4 – Análise de dados
Mais uma forma de como a IA pode impactar positivamente o mercado de turismo é a capacidade de fazer a análise de dados e a gestão de informações de forma rápida e sem muita burocracia. Independentemente da quantidade de dados que serão gerados todos os dias, a tecnologia tem capacidade de fazer a extração dos melhores resultados.
Desta forma, você conseguirá fazer planejamento estratégico da sua agência de viagens de uma forma mais assertiva, principalmente, na busca de novos leads e resultados.
5 – Otimização de processos operacionais
Toda parte do processo operacional e de logística pode ser otimizado com a ajuda da Inteligência Artificial. Isso acontece porque existe a possibilidade de utilizar a tecnologia para fazer a distribuição diversas demandas como, por exemplo, quartos, voos, dentre outras.
Então, a IA está se tornando cada vez mais uma aliada em diversos setores, concordam?