Notícias

Como aliviar o estresse nas viagens de negócios

Tem pessoas que acham muito legal viajar a trabalho, afinal de contas, é a chance de conhecer diversos lugares sem pagar nada. Porém, nem sempre é interessante. Por isso, daremos algumas dicas de como aliviar o estresse nas viagens de negócios.

Imagem de Oleksandr P/Pexels

Diversas coisas em uma viagem de negócio podem ser desconfortáveis, não é mesmo? Afinal, estar em um local diferente, dormir em uma cama que não é sua e, dependendo do local, o fuso horário pode atrapalhar um pouco, dentre outros pontos.

Porém, esta é a realidade de muitas pessoas, seja você um funcionário, um jovem empreendedor que busca parcerias ou que atua em outros segmentos, entre outros. De acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o turismo de negócios está em alta e, só no mês de setembro de 2023, o faturamento passou de R$1 bilhão.

Se você faz parte desta lista de pessoas que viajam a trabalho, daremos algumas dicas de como aliviar o estresse nas viagens de negócios. Não são sugestões complexas, mas que, ao final, poderão fazer toda a diferença durante o seu trajeto.

Veja algumas dicas para aliviar o estresse nas viagens de negócios

Ficar fora de casa pode ser o ponto principal para causar desconforto quando estamos em uma viagem de negócios. Afinal, a rotina muda e, muitas vezes, parece que estamos trabalhando o tempo todo.

Mas, se você alterar alguns detalhes, poderá diminuir o estresse durante estas viagens, ajudando, principalmente, na sua saúde mental.

1 – Tire um tempo para “desconectar”

Não é porque você está em viagem de negócios que é necessário trabalhar o tempo todo. Você pode criar, se possível, uma rotina como se estivesse no escritório, seguindo, inclusive, as pausas para refeição e término de trabalho.

Desta forma, você terá uma diminuição da ideia de que não parou de trabalhar nenhum minuto no período da viagem.

Deixe alguns espaços na sua agenda das atividades, pois imprevistos podem acontecer. Outra coisa, não deixe de dormir, principalmente, nos primeiros dias para “acertar” o fuso horário, se for necessário.

2 – Escolha um hotel de fácil acesso

Se você tiver a oportunidade de escolher o local que ficará hospedado, opte por um hotel que esteja perto de locais que ajudarão nas suas necessidades como, por exemplo, alimentação. Se a viagem for para algum evento especial, tente se hospedar no mesmo local. Assim, será mais fácil e não precisa se estressar com o deslocamento e ainda não será necessário acordar mais cedo.

Outro ponto sobre a hospedagem, tenha certeza de que o local oferece Wi-Fi aos seus clientes, vai que a internet do seu smartphone não funciona direito na cidade.

3 – Tenha um planejamento

Caso o cargo que você ocupa na empresa exige bastante viagens de negócios, tente fazer um planejamento para que, por exemplo, não acumule diversos deslocamentos seguidos. Se possível, dê pausas entre uma viagem e outra.

O ideal para aliviar o estresse nas viagens a negócios é deixar uma viagem por mês. Porém, anote tudo em uma agenda ou calendário para não deixar passar nenhum detalhe. 

Outro planejamento importante é o da viagem. Se você, por exemplo, viajou para buscar materiais para o seu negócio, trace as rotas que serão feitas antes de chegar ao local. Assim, você não irá se distrair com outros assuntos.

4 – Não espalhe muito os seus objetos

Um dos maiores estresse que pode acontecer durante uma viagem de negócios é esquecer alguma coisa no hotel, não é mesmo? Já imaginou deixar o notebook no quarto e só lembrar quando estiver no aeroporto?

Por isso, tente não deixar os itens muito espalhados. Além disso, tente montar uma lista dos seus objetos e, na hora de ir embora, faça um check list para ter a certeza de que nada ficou para trás.

Em caso de compras para a sua loja virtual, cuidado ao abrir as embalagens no hotel para conferência dos produtos. Pode cair algum item e você não perceber, podendo ter um prejuízo.

Então, o que você achou das nossas dicas de como aliviar o estresse nas viagens de negócios? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe como tem sido a sua experiência durante as viagens a trabalho.