Notícias

Como encontrar os melhores fornecedores para o seu negócio?

Ao priorizar parceiros estratégicos, a empresa ganha em termos de qualidade, segurança e competitividade no mercado

(crédito: divulgação istock) 

No mundo contemporâneo, o mercado encontra-se cada vez mais competitivo. Nesse sentido, para aqueles que buscam construir um negócio de sucesso, uma das melhores formas de atingir esse objetivo é oferecendo o que há de melhor para os clientes, independentemente do setor de atuação do negócio. 

Para tal, é preciso, inicialmente, cumprir com alguns requisitos básicos, sendo que um dos principais é, sem dúvidas, ter produtos de qualidade. Todavia, para acessar esse tipo de mercadoria, torna-se necessário trabalhar com os melhores fornecedores do nicho de atuação no qual a empresa encontra-se inserida. 

Como encontrar os melhores fornecedores do mercado?

Hoje, a internet é o principal mecanismo de busca para muitas questões do cotidiano, seja na escala individual, seja no âmbito empresarial. Nesse sentido, embora pareça ser simples, o primeiro passo é realmente explorar as possibilidades. Pesquisar por diferentes termos relacionados ao segmento de atuação é uma excelente estratégia para mapear as empresas que atuam no mercado e que fornecem os melhores produtos. 

Todavia, é importante compreender, também, que não se trata de uma busca rasa e rápida. Na realidade, é preciso dedicar tempo para fazer um levantamento bem aprofundado. Usar termos específicos e combinações de palavras-chave associadas ao segmento de atuação pode agilizar o processo de busca. 

Por conseguinte, outra forma de encontrar os melhores fornecedores é participar de eventos atrelados ao setor no qual a empresa desempenha suas atividades. Eventos como palestras, cursos, feiras e workshops são uma ótima maneira de ampliar o networking e, por relação de causa e efeito, aproximar-se de empreendedores do setor, compartilhando tanto experiências quanto indicações. 

Os eventos também mostram-se como uma possibilidade de encontrar novos parceiros para os negócios. Outra estratégia boa é identificar os fornecedores que se encontram próximos à região em que a empresa também desempenha suas atividades produtivas. De fato, de nada adianta encontrar um fornecedor ótimo, mas que se encontra em uma região distante do negócio. 

Embora os fatores geográficos não constituam-se como um fator determinante nessa premissa, antes de fechar a parceria, considerá-lo pode ser um diferencial quando se pensa nas questões logísticas atreladas ao transporte e ao armazenamento das mercadorias. 

Por conseguinte, em casos nos quais se pretende comercializar produtos de uma marca específica, entrar em contato direto com o fabricante pode ser uma excelente estratégia. Em tese, os fabricantes comumente possuem uma lista de empresas nas quais distribuem suas mercadorias no atacado. 

Em razão disso, contatá-los pode ser uma forma de ingressar nessa lista e fazer parte da rede de distribuição. Esse processo possui a capacidade de facilitar a busca por fornecedores da marca, uma vez que as transações serão realizadas diretamente sem  necessidade de um intermediário. 

Em suma, os fornecedores desempenham papel importantíssimo no sucesso do negócio. Por exemplo, em uma empresa que atua no setor gastronômico, como um restaurante ou uma padaria, a atenção aos fornecedores é fundamental. Isso ocorre tendo em vista que o negócio depende de uma série de fatores que influenciam diretamente na qualidade do serviço ofertado e do produto final. 

Desse modo, uma ótima ilustração atrelada ao fornecimento seria, nesse caso, uma distribuidora de gás. A escolha desse fornecedor deve considerar não somente o preço do botijão ou do gás a granel, como também a confiabilidade no abastecimento, bem como no suporte técnico, em caso de problemas. No fim, encontrar o melhor fornecedor exigirá uma análise na escala micro e macro do setor de atuação da empresa.