Notícias

Como passar o fim de ano longe de lugares superlotados?

Conheça algumas viagens imperdíveis para quem não quer encarar grandes multidões na virada do ano

(crédito: divulgação istock)

Muitas pessoas só têm oportunidade de viajar e passar um tempo com sua família no fim do ano, quando grande parte das empresas entra em recesso para as festas. Consequentemente, essa acaba sendo a época mais badalada de hospedagens e cidades turísticas, justamente pelo fato de ser o período de férias da maioria. Nem todos podem gostar de ambientes muito cheios e movimentados, então é necessário escolher um destino estratégico para viajar com tranquilidade durante a alta temporada.

Esse é um detalhe muito importante que sempre deve ser considerado com antecedência; caso contrário, a viagem pode acabar tendo um efeito contrário, gerando mais estresse do que diversão. O primeiro passo para fugir das multidões é evitar pontos turísticos muito tradicionais ou populares, pois esses lugares sempre são os destinos favoritos do público. Existem alternativas tão boas quanto que possuem um fluxo bem menor de pessoas durante as festas de fim de ano.

Para não correr nenhum risco de ter que enfrentar cidades e praias lotadas, a melhor alternativa sempre é investir em alguma hospedagem diferente, que fique em um destino pouco comentado e que ainda ofereça todos os confortos que podemos desejar. Existem diversas pousadas e hotéis belíssimos que ficam localizados em lugares interessantes (como serras, litorais, etc.) e ainda proporcionam uma experiência bem relaxante.

Aqui podemos citar destinos como Itabirito (MG), Alto Paraíso de Goiás (GO), Piratuba (SC), Macaé (RJ) e Cairu (BA), entre vários outros. Todos esses lugares possuem hospedagens incríveis e ainda são totalmente turísticos, com belas paisagens e diversas atividades para aproveitar as férias. Quem gosta de praias também pode preferir ficar em um resort, que muitas vezes possui sua praia particular e exclusiva para hóspedes.

Seguindo essa lógica, é possível até mesmo fazer uma viagem internacional sem se preocupar com espaços superlotados. Basta dar preferência para lugares menos populares; por exemplo: caso vá para a Espanha, visite Valência, ao invés de Barcelona; se o destino for a Itália, fique em Lucca, ao invés de Florença. Todas elas são cidades próximas das grandes atrações, mas que não sofrem com a grande movimentação dos turistas.

Não se esqueça que o destino não é a única fonte de estresse em uma viagem. Se a intenção for pegar a estrada, faça uma revisão no carro para garantir a segurança de todos. Além disso, não deixe de planejar bem os horários em que vai dirigir; sair de madrugada ou de manhã bem cedo é uma boa estratégia para evitar trânsito.

Por fim, não deixe de aproveitar ao máximo suas férias e deixar a hospedagem bem decorada para a virada do ano! Você pode procurar uma floricultura em Curitiba ou na cidade em que estiver para comprar algumas decorações. Além do lugar ficar mais bonito, certamente ficará ainda mais relaxante.