Notícias

Como preservar a saúde da bateria dos eletrônicos?

Apesar do desgaste natural, existem algumas medidas que podem prolongar a vida útil das baterias

(crédito: divulgação istock)

Todas as baterias, após algum tempo de uso e diversas recargas, começam a apresentar um desgaste natural e a carga armazenada diminui. Porém existem algumas medidas que podem ajudar a preservar e aumentar a vida útil das baterias em longo prazo, dando mais autonomia aos equipamentos eletrônicos.

Conheça algumas dicas para preservar a saúde das baterias e garantir seu bom funcionamento por mais tempo:

Evite o superaquecimento

Altas temperaturas são um dos maiores inimigos das baterias, podendo danificá-las com o passar do tempo. Com o uso prolongado de alguns equipamentos, é normal que as baterias comecem a esquentar, porém, se outras partes do eletrônico também esquentam muito, ou o calor é prolongado, esse pode ser um sinal de superaquecimento.

Por isso, é sempre recomendável verificar se as saídas de ar não estão obstruídas, pois nesse caso o equipamento não irá conseguir dissipar o calor corretamente. 

Não deixe a bateria descarregar completamente

A grande parte das baterias usadas atualmente funciona através de ciclos. Quando a carga da bateria vai de 100% a 0%, é finalizado um ciclo. Segundo um teste realizado pela batteryuniversity.com, após 300 ciclos completos de uma bateria, ela já perdeu aproximadamente 30% de sua capacidade.

Por isso, o ideal é nunca trabalhar com um equipamento com a carga abaixo de 20%, evitando assim que a bateria descarregue por completo e um ciclo seja finalizado.

Evite usar carregadores paralelos

Caso o cabo do carregador ou a fonte sofram danos, é sempre recomendável a compra de equipamentos originais para a reposição, para evitar que a bateria sofra algum dano. Além disso, é essencial verificar a voltagem e amperagem de saída da fonte, evitando o risco de acidentes, superaquecimento, sobrecarga, entre outros fatores que podem danificar o equipamento.

Verifique a voltagem do aparelho antes de ligar

Apesar de grande parte dos aparelhos eletrônicos vendidos atualmente ser bivolt, ou seja, funciona em tomadas com voltagem de 110V e 220V, existem muitos outros que possuem uma voltagem específica. Por isso, é essencial verificar a voltagem antes de ligar, evitando assim que tanto a bateria quanto o aparelho sofram algum dano.

Sempre que possível, trabalhe com o equipamento conectado à tomada

Os equipamentos eletrônicos atuais, assim que a bateria atinge a carga máxima de 100%, começam a trabalhar com o uso da energia elétrica, fazendo com que a bateria não seja utilizada e prolongando a sua vida útil. A bateria também ajuda a equilibrar a tensão da corrente elétrica, funcionando como um nobreak, e garantindo a segurança dos componentes internos.

Uma tendência do mercado é o uso de energia solar por assinatura, permitindo que os usuários mantenham seus equipamentos conectados à rede elétrica e ainda economizem na conta de luz, além de também ser uma medida mais sustentável para o uso da energia elétrica.