Há modelos de programas em que o usuário não precisa consumir para ganhar benefícios, o que pode ajudar na hora de separar o investimento destinado ao passeio
É possível dizer que o Brasil vive a era da fidelização. Há programas de benefícios em praticamente todos os segmentos comerciais. A adesão a eles também segue crescendo a cada dia. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), mais de 80% dos entrevistados participam de, ao menos, um programa de fidelidade. Há quem os colecione – 53%, participando de pelo menos três deles.
Ainda com base na pesquisa da Abemf, a maioria dos usuários consultados (43%) esperam que os programas de fidelidade que participam os ajudem a desenvolver um planejamento financeiro para realização de desejos como viajar, por exemplo.
No entanto, em meio a tantos modelos diferentes que estão no mercado, há alguns que já conseguem atender a esse anseio e sem que, necessariamente, o cliente precise fazer uma compra, como é o caso do clube giro, um programa de fidelidade para quem viaja de ônibus. Com seu escopo lúdico e experiência gamificada, funciona como se fosse um jogo, com desafios a serem cumpridos para a conquista de pontos, os quais não estão atrelados apenas à frequência de viagens, mas também a toda interação realizada dentro do aplicativo. Isso facilita a vida de quem não tem tanto costume de embarcar em ônibus e dá ainda mais vantagem para quem é passageiro assíduo.
“Quando criamos o clube giro, o intuito foi de unir usuários que já viajavam de ônibus com frequência e dar a eles ainda mais benefícios, além de conquistar novos públicos para o setor rodoviário, passando por aqueles que não tinham o hábito e estão migrando, principalmente, pela alta dos preços nas passagens aéreas. Chegando até os jovens, que não costumam ter tantos recursos financeiros, mas nutrem o desejo de fazer uma viagem e acabam chegando ao programa muito focados em realizar as tarefas, irem acumulando os pontos, subindo os níveis e trocando pelos descontos disponíveis, tornando a viagem ainda mais acessível”, pontua Márcia Martinez, head do clube giro.
Macetes do jogo
Como um jogo, o clube giro também tem seus macetes para que o usuário consiga angariar pontos, subir níveis e garantir benefícios sem ao menos ter feito uma viagem sequer. Isso porque o clube premia não apenas aqueles que viajam, mas também os que engajam com as iniciativas dentro do aplicativo. Ler notícias postadas, assistir vídeos, responder a pesquisas e se desafiar nos quizzes disponíveis garantem pontos preciosos para o usuário.
Por exemplo, logo de cara, o programa beneficia o usuário com 10% de desconto apenas por fazer login no aplicativo. As notícias, vídeos e pesquisas são os aceleradores, que rendem 15 pontos cada. Os quizzes, outra forma de impulsionar o avanço pelos níveis, concedem 5 pontos a cada resposta correta. Só de completar o cadastro, o cliente já garante mais 20 pontos e a cada amigo indicado ganha mais 15 pontos. Com apenas 100 pontos acumulados, já é possível liberar um cupom de 20% para utilizar em passagens rodoviárias. Ou seja, com apenas alguns cliques, já é possível ter nas mãos dois descontos: 10 e 20%.
Há, também, quem queira impulsionar ainda mais esse ganho de pontos e avanço de níveis. O Turbo, modalidade do clube giro em que o usuário escolhe um plano mensal para garantir pontos e descontos extras por mês, a depender do pacote selecionado. Essa bela ajuda varia de 15 pontos/mês e 15% de desconto extra mensal a 60 pontos/mês e 50% mês.
Com um impulsionamento extra ou não, é possível utilizar programas semelhantes ao clube para ir acumulando percentuais de desconto e planejar as viagens dos sonhos ou até mesmo virar um viajante de carteirinha. Pois quanto mais o usuário viaja mais pontos também arrecada. Ou seja, ele acaba entrando em um ciclo virtuoso de ir resgatando descontos até chegar aos níveis mais altos, onde é possível até garantir passagens cortesia.
Conheça o clube giro
O clube giro é um programa de fidelidade pioneiro do setor de transporte rodoviário de passageiros na utilização do conceito de gamificação e tem como parceiras algumas das principais empresas do setor como a Viação Cometa, Auto Viação 1001, Auto Viação Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão. Funciona como se fosse um jogo, em que os pontos não estão atrelados apenas com a frequência de viagens dos participantes, como também com toda a interação realizada dentro do aplicativo, facilitando a conquista de prêmios e o resgate das recompensas. O escopo lúdico agrada os clientes, tanto que o clube segue crescendo a sua base mensalmente.
Além de comercializar bilhetes de grandes empresas do segmento rodoviário, o clube possui mais de 50 parceiros dos mais diferentes setores oferecendo benefícios exclusivos para os seus participantes. São empresas nos segmentos de viagens, alimentos, bebidas, eletrônicos, roupas, acessórios, entre outros.