Atrações registraram um aumento de 3,4% em visitantes e Museu Britânico continua sendo a atração mais visitada

A Associação das Principais Atrações Turísticas do Reino Unido (ALVA) divulgou, durante a Semana Inglesa do Turismo e o Mês do Turismo Escocês, os números de visitantes das atrações participantes da associação 2024, durante a Semana do Turismo Inglesa e o Mês do Turismo Escocês. O número total de visitas às 400 atrações-membro da ALVA em 2024 foi de 157,2 milhões, o que representou um aumento de 3,4% em relação ao ano anterior, mas ainda 8,8% menor em relação a 2019.
As atrações mistas, que combinam elementos internos e externos, tiveram o maior aumento de visitantes, com 2,4%, em comparação com um aumento de 1% nas atrações ao ar livre. Além disso, 193 atrações destacaram que receberam pelo menos 38,7 milhões de visitas em 2024 provenientes do exterior.
A atração mais visitada no Reino Unido pelo segundo ano consecutivo foi o Museu Britânico, que recebeu 6.479.952 visitantes – um aumento de 11% em relação aos números de 2023 – enquanto em segundo lugar ficou o Museu de História Natural (South Kensington), que também teve um aumento de 11% no número de visitantes, totalizando 6.301.972. Permanecendo em terceiro lugar e sendo a atração ao ar livre mais visitada, o Windsor Great Park (The Crown Estate) recebeu 5.670.430 visitantes, após um aumento de 3%, atribuído, em parte, à nova área de Adventure Play que incentiva crianças e adultos a se conectar com a natureza e se divertir ao ar livre. Em 4º lugar ficou o Tate Modern, com 4.603.025 visitas, enquanto o Southbank Centre permaneceu em 5º lugar com um aumento de 17%, totalizando 3.734.075 visitantes.

Aumentos percentuais notáveis em Londres incluíram a National Portrait Gallery, que reabriu no verão de 2023 e subiu 9 posições para o 18º lugar, após um aumento de 36%, com 1.578.065 visitantes; enquanto o Young V&A recebeu 596.100 visitantes e subiu 35 posições para o 63º lugar – o que resultou em um aumento de 47% em seu segundo ano desde a reabertura. O Palácio de Buckingham (abertura limitada de verão) subiu 18 posições para o 58º lugar, com 646.832 visitantes, após um ano recorde em que o Palácio recebeu o maior número de visitantes da história da abertura de verão; enquanto o Parlamento do Reino Unido teve um aumento de 196% e subiu 112 posições para o 66º lugar, após receber 560.317 visitantes.

O setor de entretenimento é um atrativo para os visitantes, com o Royal Albert Hall registrando um aumento de 5% e recebendo 1.753.371 visitantes – tornando-se o local pago mais visitado em Londres. Após o sucesso de Barbie: The Exhibition, que foi a terceira mostra mais visitada da história do Design Museum, o local continua a sediar a exposição recordista de Tim Burton – a exposição mais popular dos 35 anos de história do museu; já o V&A South Kensington teve seu verão mais movimentado desde 2018 – com mais de 1 milhão de visitas entre julho e setembro, em parte graças ao especial Taylor Swift Songbook, de enorme sucesso.

Na Escócia, a atração gratuita mais visitada continuou a ser o Museu Nacional da Escócia, que subiu uma posição para o 11º lugar e teve um aumento de 6%, com 2.314.974 visitantes; seguido pelas Galerias Nacionais da Escócia, que tiveram um ano recorde e receberam 1.999.196 visitantes, com um aumento de 9% e alcançando o 14º lugar. O Castelo de Edimburgo continuou sendo a atração paga mais visitada da Escócia, com um aumento de 4% no número de visitantes, totalizando 1.981.152 (15º lugar).
Os maiores aumentos percentuais na Escócia incluíram o Castelo Craigievar (National Trust for Scotland), que reabriu após um período de fechamento para reparos e teve um aumento de 285% – subindo 21 posições para o 321º lugar após receber 32.852 visitantes; e, após permanecer fechado até agosto de 2023 devido a obras, o Castelo Caerlaverock (Historic Environment Scotland) recebeu 39.692 visitantes, um aumento de 114% – subindo 13 posições para o 313º lugar.

Na Irlanda do Norte, o Titanic Belfast continuou a ser a atração mais visitada, com um aumento de 10%, totalizando 881.573 visitantes e subindo 8 posições para o 35º lugar. Giants Causeway (National Trust) subiu uma posição, alcançando o 53º lugar com 684.146 visitantes, e Hillsborough Castle (Historic Royal Palaces) teve o maior aumento percentual, de 20%, com 109.639 visitantes.
No País de Gales, a atração mais visitada foi o Museu Nacional de História de St. Fagans, com 600.690 visitas (62º lugar), seguido pelo Museu Nacional de Cardiff, com 373.382 visitas (117º lugar), enquanto o maior aumento percentual foi do WWT Llanelli (Wildfowl and Wetland Trust), que teve um aumento de 8%, totalizando 61.705 visitantes.
Fora de Londres, a atração inglesa mais popular, depois do Windsor Great Park, foi Stonehenge (English Heritage), que teve um aumento de 3%, com 1.363.252 visitantes (21º lugar). Em seguida, o Castelo de Windsor ficou em 23º lugar, com 1.336.015 visitantes, e cinco posições abaixo, o RHS Garden Wisley atraiu 1.104.362 visitantes (28º lugar), seguido de perto por The Roman Baths and Pump Room, com 1.075.143 visitantes (29º lugar).

Alguns dos maiores aumentos percentuais na Inglaterra foram do Museu de Liverpool, que teve um aumento de 19% e subiu 12 posições, alcançando o 41º lugar com 829.692 visitantes; o Pitt Rivers, em Oxford, com um aumento de 27%, totalizando 509.703 visitantes e subindo 22 posições para o 80º lugar; seguido de perto pelo The Fitzwilliam Museum, que teve seu ano mais movimentado já registrado, com um aumento de 25%, alcançando 506.428 visitantes (81º lugar); enquanto a Laing Art Gallery teve um aumento de 57%, subindo 43 posições para 192.013 visitantes, e Lotherton (parte do Leeds Museums & Galleries) teve um aumento de 37%, alcançando o 168º lugar com 228.065 visitantes. O Castle Howard teve um aumento de 15%, com 297.054 visitas, após seu melhor ano já registrado, atribuído a uma exposição de escultura contemporânea de destaque e uma oferta de Natal extremamente popular.

Olhando para o futuro, os aniversários sempre atraem atenção, e o Royal Observatory Greenwich está celebrando seu 350º aniversário e, para coincidir com seu 130º aniversário, o National Trust exibirá a mais nova escultura de Luke Jerram, Helios, em locais da Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. As Galerias Nacionais da Escócia: Portrait vão comemorar o 400º aniversário da morte de James VI e I com uma exposição que começa em 26 de abril e vai até 14 de setembro. O ZSL dará início à contagem regressiva para seu 200º aniversário em 29 de abril, marcando um ano até a data, e o Beamish está celebrando seu 55º aniversário este ano e abrirá suas primeiras acomodações para pernoite – chalés com cozinha na sua paisagem georgiana – na primavera.
A Tate Modern, o museu de arte moderna e contemporânea mais popular do mundo, celebrará seu 25º aniversário em maio. A galeria organizará um longo fim de semana com música ao vivo gratuita, performances, palestras, visitas guiadas e atividades, todas inspiradas nas exposições da coleção gratuita. Comemorando os 250 anos de Jane Austen e J.M.W. Turner, a Harewood House sediará Austen and Turner: A Country House Encounter a partir de 2 de maio, reunindo os dois artistas pela primeira vez em um encontro especulativo de ideias para explorar a vida social e cultural da casa de campo britânica e sua paisagem. Turner’s Vision na Petworth House and Park, da National Trust, em West Sussex, será inaugurada em 21 de junho, organizada para marcar o 250º aniversário de um dos artistas britânicos mais celebrados. Esta será a primeira vez, em mais de 20 anos, que uma ampla variedade dos estudos de Turner sobre a paisagem de Petworth, emprestados pela Tate, será exibida no local que o inspirou.