Do rústico ao minimalista, cada decoração transmite um ar diferente para o lar, com alternativas para todos os tipos de personalidades
Nem sempre é tão simples decorar um ambiente, principalmente devido ao excesso de cores, objetos e móveis disponíveis no mercado. Uma pessoa pode gostar de vários elementos de forma avulsa, mas nem sempre eles se encaixam quando dispostos em conjunto dentro de casa. Por isso, é muito importante escolher um estilo de decoração único para cada cômodo e ser fiel a sua proposta, pois isso garante maior identidade e harmonia visual.
Abaixo, separamos alguns dos principais estilos de decoração do momento, cada um transmitindo uma identidade totalmente diferente do outro. Confira:
Minimalista
O estilo minimalista adota o lema “menos é mais”, ou seja, quanto menos elementos estiverem presentes para compor o todo, melhor. Muitas vezes, essa é a abordagem ideal para apartamentos pequenos, pois ajuda a transmitir a ideia de que os espaços parecem maiores do que realmente são.
Os móveis costumam ser planejados, baixos e elegantes. Já a paleta de cores aposta em tons neutros, como branco, preto e cinza; a ideia é explorar todos esses elementos sem abarrotar o espaço, priorizando o aconchego e o conforto.
Rústico
O estilo rústico aposta em uma elegância mais vintage, muitas vezes se baseando em mobília de madeira com acabamento exposto e envelhecido. A ideia é transmitir um clima de aconchego e nostalgia através de materiais naturais, que na maioria das vezes não precisam ser perfeitos.
Geralmente, o estilo rústico é utilizado em casas, para remeter a um ambiente mais rural. Além da madeira, materiais como pedra, tijolos de barro e couro são amplamente utilizados.
Escandinavo
O estilo escandinavo é inspirado na natureza e na simplicidade em que viviam os povos nórdicos antigamente. Aqui se faz grande uso da cor branca no ambiente, muitas vezes acompanhada de móveis de madeira e plantas, que se destacam ainda mais em ambientes brancos.
O uso de tapetes peludos é outro ponto de destaque, além da disposição incomum das peças decorativas. O estilo dá asas para a criatividade, permitindo colocar objetos em lugares inusitados ou até mesmo no chão.
Clássico
O estilo clássico aposta em uma elegância altamente sofisticada, buscando transformar a casa ou apartamento em um verdadeiro palácio. Trata-se de uma abordagem mais tradicional e que se encaixa melhor em espaços maiores, pois os móveis precisam ser grandes e imponentes.
As cores costumam girar em torno da paleta da madeira, incluindo branco, bege, marrom, preto, etc. Já os elementos incluem alguns objetos mais antigos, como candelabros, abajures e lustres – geralmente misturando tons de bronze, prata e ouro.
Industrial
O estilo industrial aposta em uma decoração mais rústica, porém de um jeito diferente. O objetivo é deixar o ambiente semelhante a um galpão ou armazém, exagerando em materiais expostos como concreto, metal, tijolos, madeira e vigas. Até mesmo tubulações caem bem com a proposta.
Os elementos mais característicos costumam incluir luminárias de cobre e paredes de tijolos, com cores neutras e amarronzadas. Por ser uma decoração mais complexa, muitas vezes é necessário utilizar ferramentas específicas para alcançar o resultado final, como uma esmerilhadeira, por exemplo. Nesse caso, pode ser necessário buscar a ajuda de um profissional.
Crédito das fotos : divulgação istock